Na última segunda-feira, aconteceu a abertura da Semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Parauapebas, com realização de capacitação socioassistencial para psicólogos, assistentes sociais e pedagogos que atuam na rede municipal. A capacitação foi realizada pelo Instituto Aliança, de Salvador (BA).
Com o tema: “Olha o Nosso Não ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, o evento contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Parauapebas (COMDCAP) e da empresa Vale.
Para o secretário de Assistência Social, Judson Gomes, a campanha é de grande importância para a sociedade. “Só através dela é que vamos conseguir diminuir os casos de exploração sexual de crianças e adolescentes”, declarou.
De acordo com Andrea Righi, consultora técnica do Instituto Aliança, é necessária a abordagem de questões relacionadas à construção sociohistórica da sexualidade, visto que muitas vezes essa é a base para a violência vivenciada hoje. “Também as discussões de gêneros homens/mulheres são raízes dessas violências, por isso, a necessidade de discutirmos cada tipo de violência”, relatou.
“Faremos um recorte de todos esses tipos de violências. Mas o foco é o abuso sexual de crianças e adolescentes, que é tema da nossa campanha deste ano”, acrescentou a consultora, Andrea Righi.
Para a assistente social, Cleúma Nazaré Magalhães, a capacitação é excelente e oportuna. “O município precisa não só dessa, mas da permanência das discussões sobre o tema a fim de que possamos identificar as formas de enfrentamento ao abuso e à exploração sexual, atuando tanto na prevenção quanto no atendimento às vítimas”, opinou.
Programação
A programação da Semana de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes conta ainda com sessão interativa de filmes, blitz educativa, apresentações culturais, jogos de perguntas e respostas e competição de paródias até a próxima segunda-feira, 18, Dia Nacional do Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Fotos: Antônio Fernandes | Semas Janaina Ravanelli Assessoria de Comunicação | PMP
Comentários com Facebook