INTRODUÇÃO
Nós acadêmicos do curso de graduação em bacharelado de Administração da Faculdade Máster de Parauapebas FAMAP, elaboramos um projeto que visa levar a comunidade, orientações e técnicas que incentivam à pratica de hábitos saudáveis que proporcionam ao decorrer da vida saúde e bem estar.
Segundo pesquisas realizadas pela universidade de Cambridge Inglaterra divulgada em 14 de Janeiro de 2015 pela American Journal of Clinical Nutrition foi constatado que caminhar 20 minutos por dia diminui até 30% o risco de morte prematura, o sedentarismo pode ser considerado uma epidemia mundial, pois compromete cerca de 70% da população do planeta, caso que leva 2 vezes mais as pessoas a óbito do que a obesidade É considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) o inimigo número um da saúde pública.
Pessoas que nunca praticaram uma atividade física na vida e começaram a correr, se impressionaram com o bem-estar que isso pode proporcionar ao corpo, podendo ter um retorno ainda maior se praticado de forma correta, com orientações de um profissional de saúde.
JUSTIFICATIVA
A falta de atividade física pode causar o sedentarismo aumentando o risco do aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias, diabetes,
aumento de colesterol, infarto e também distúrbios cardíacos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera a atividade física como fator primordial na melhora do bem-estar físico, emocional e social. Ela também eleva a autoestima. A partir desses dados identificamos a necessidade de levar a comunidade de Parauapebas formas de se livrar desse costume que pode aumentar o risco de mortalidade antes dos 65 anos através da pratica atividades físicas como correr, caminhar, pedalar, nada, jogar bola com os amigos entre outras atividades no dia a dia essas são formas de se evitar o sedentarismo, além de fazer muito bem à saúde.
São pequenas mudanças da vida moderna e que não percebemos que podem fazer a diferença, uma vez que diminui o risco de desenvolvimento de doenças do coração, através de métodos simples e alimentação saudável, ressaltando a importância da política pública e privada na promoção da prevenção de doenças e redução do numero de sedentários em Parauapebas, que no Brasil segundo pesquisa divulgada no dia 10 de dezembro de 2014 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) mostrou que 46% dos Brasileiros são sedentários, em sua Pesquisa Nacional de Saúde (PNS). O IBGE considerou na pesquisa que, para ser suficiente, é preciso praticar uma atividade física por pelo menos 150 minutos por semana.
Objetivo Geral:
Conscientizar a comunidade dos hábitos alimentares saudáveis, das diferentes formas de atividades físicas que podem ser desenvolvidas e elaboradas para uma melhor qualidade de vida, democratizando o acesso a prática regular de exercícios físicos ao ar livre, como forma de inclusão social.
Objetivo especifico:
* Promover a saúde através da pratica de atividades físicas.
* Estimular a comunidade na realização de exercícios físicos orientados.
* Promover atividades educativas na comunidade.
* Incentivar a população na interação social.
* Disseminar a importância de se ter hábitos saudáveis prevenindo doenças e melhorando a qualidade de vida.
* Inserir na comunidade um encontro semanal com pessoas que buscam um objetivo comum com a interação de um profissional capaz de orientar e desenvolver atividades físicas.
DESENVOLVIMENTO
O projeto será desenvolvido na praça de eventos localizado no bairro cidade nova em Parauapebas no estado do Para no horário de 09:00 as 18:00 horas no dia 06 de Junho de 2015. No qual serão desenvolvidas no decorrer do dia diversas atividades dinâmicas e praticas.
Teremos palestras com profissionais da saúde explicando a importância das atividades físicas para diminuir o agrave dos problemas oriundos do sedentarismo, da falta de exercícios e alimentação inadequada. Será realizado palestra com cardiologista explicando a importância das atividades físicas para diminuir o agrave dos problemas do coração.
Orientação com nutricionistas, falando sobre a importância de uma boa alimentação, contribuindo para uma vida saudável. Evitando gastos com medicamentos e retorno desnecessários ao médico entre outros.
No intuito de estimular o bem estar emocional, qualidade de vida, auto estima e interação social acontecera palestra educativa com profissional da área psicológica.
Será Promover aferição de pressão, calculo do índice de massa corpórea e medição de taxas de glicemia.
As palestras ocorrerão no período da manhã, com o tempo estimado de quarenta cinco minutos por palestra.
Ao final do dia será desenvolvido uma aula dinâmica demonstrando movimentos ergonomicamente corretos por meio de profissional de educação física explicando as melhores praticas para obter o retorno Maximo das atividades desenvolvidas, com orientações simples mostrando na pratica as formas das atividades que podem ser feitas no dia a dia, evitando lesões e riscos à saúde com a realização de uma aula de aeróbica ao ar livre, no qual será de rotina na cidade podendo acontecer uma vez na semana levando a população sempre um encontro com um profissional capaz de orientar e desenvolver atividades apropriadas em um encontro de pessoas com um objetivo comum, mostrando que o ideal é apenas mudar os hábitos do dia a dia e mesmo sem tempo ou dinheiro você consegue ter uma vida mais saudável.
Autores
Arlison Nascimento (94) 98117-0524
Mauricio (94) 99160-5912
Comentários com Facebook