Com apresentações, música e homenagens, os pequenos estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Moranguinho comemoraram e agradeceram pelo presente que receberam no final de semana: um prédio novinho em folha para estudar. A inauguração da escola, em clima de festa, ocorreu na tarde da última sexta-feira (12). Agora, após reforma e ampliação, a Moranguinho conta com estrutura ampla e confortável para atender a seus mais de 300 alunos.
“Agora contamos com um espaço muito mais adequado ao ensino e a aprendizagem. Com essa nova estrutura, com certeza, os alunos cumprirão com mais empenho, eficiência e prazer as atividades propostas”, comenta Tânia Maria Morais, professora do 2º período da instituição.
Israel de Oliveira, pai da pequena Rafaela Samoa Araújo, também está extremamente satisfeito com as novas instalações. “Se antes o local que minha filha estudava era cinquenta por cento, hoje ele é cem por cento. As salas são amplas, climatizadas; tem espaço de lazer, com parquinho e brinquedoteca. Está tudo perfeito”, diz, entusiasmado, Israel.
NOVOS TEMPOS
Depois de 19 anos, começa uma nova era na vida funcional da EMEI Moranguinho. Criada em 1996, a escola já passou por diversos prédios e, pela primeira vez, passa a funcionar em prédio próprio.
O antigo espaço onde funcionava a Escola Municipal de Ensino Fundamental Eurides Santana, na Rua Duque de Caxias, 56, bairro Rio Verde, foi totalmente reestruturado e adaptado para receber os alunos da educação infantil, crianças com 4 e 5 anos, entre elas os estudantes com necessidades especiais.
“Esta é a escola que nossas crianças merecem. A educação infantil é a primeira etapa da vida escolar. Por isso, tem que ser ofertada da melhor forma possível, e num espaço como este, amplo e acolhedor, fica mais fácil trabalhar”, aponta Valdirene Clementino da Silva, diretora da Escola.
O MELHOR
Segundo a secretária de Educação, Juliana de Souza, a Escola Moranguinho faz parte de um pacote de reformas que vem sendo realizadas. “Já reformamos seis escolas de ensino fundamental [Cecília Meireles, Chico Mendes, João Prudêncio e as três indígenas], que estão prontas para serem reinauguradas, e a Moranguinho é a segunda de educação infantil. Em breve, entregaremos mais duas, também de educação infantil”, informa a gestora, ressaltando que, além das reformas, as construções também estão a todo vapor.
Ao reforçar a fala da secretária, o prefeito de Parauapebas, Valmir Queiroz Mariano, informou que já foram construídas quase duas dezenas de escolas em seu governo. “Em apenas dois anos e meio, entregamos à comunidade 14 escolas, e temos três praticamente prontas. Somos o município que mais construiu escola nesse curto espaço de tempo. E detalhe: em todas elas, estamos seguindo o padrão de qualidade proposto pelo Ministério da Educação”, destaca o prefeito.
Valmir também mencionou o quanto seu governo vem trabalhando em prol de uma educação de qualidade. “Tudo, em termos de educação, está sendo transformado e melhorado, desde a estrutura física até o fazer pedagógico. Nossos prédios estão sendo construídos, reformados ou ampliados; nossa merenda está mais saborosa e nutritiva; nossos professores participam de formações constantemente; e nosso objetivo é um só: oferecer o melhor para as nossas crianças. Estamos no caminho certo, tenho certeza”, finalizou o prefeito, sob aplausos de populares.
Fotos: Anderson Souza e Luzandra Vilhena | Ascom e Semed
Messania Cardoso
Comentários com Facebook