O Paysandu deixou escapar um ponto precioso fora de casa em mais uma rodada no Campeonato Brasileiro da Série B. Diante do Criciúma-SC, na noite desta terça-feira (11), o Bicola marcou contra o próprio patrimônio, em gol contra, e deu a vitória para o adversário no final da partida.
No primeiro tempo o Papão foi melhor, criando boas chances e chegando perto do gol. Na etapa final, com o Tigre pressionando, o goleiro Ivan, que substituiu Emerson, ainda defendeu um pênalti de Neto Baiano, mas não pôde evitar o gol contra de Everaldo, na sequência, em cobrança de escanteio. 1 a 0.
O resultado fez o Bicola cair mais uma posição na tabela de classificação. O Santa Cruz-PE passou o Paysandu, que agora é o oitavo colocado, com os mesmos 27 pontos e podendo ser alcançado pelo Macaé-RJ, que tem 24, mas com um jogo a menos.
O chamado jogo da chance de reabilitação será no próximo sábado (15), às 16h30, no Mangueirão.
1º Tempo: Papão melhor em campo – Voltando ao esquema que conquistou os principais resultados do Papão nesta Série D, o Paysandu mostrou ao Criciúma que a vitória era o grande objetivo diante do Tigre, mesmo atuando longe dos seus domínios.
No começo, porém, o Criciúma tentou tomar conta do setor ofensivo e foi ao ataque explorando principalmente as jogadas com o atacante Neto Baiano, sempre o alvo dos jogadores que atuavam pelas pontas e mandavam cruzamento para a área do Papão, que, até então, conseguia conter o ímpeto do adversário.
O Paysandu quando foi ao ataque, entretanto, foi mais perigoso. Primeiro em uma jogada muito bonita de Yago Pikachu, que cruzou e o atacante Everaldo emendou um belo voleio, mas o goleiro Luiz fez milagre e defendeu. Depois, em novo cruzamento, a bola espirrou para o volante Jhonnatan, que saiu de frente com o goleiro e chutou, mas novamente Luiz foi uma parede na frente do ataque alviceleste.
No final do primeiro tempo, já sob vaias de alguns torcedores, o Tigre catarinense foi para o tudo ou nada para decidir e sair em vantagem no intervalo, mas os cruzamentos e chutes de longa distância não surtiram efeito, deixando o placar sem gols na descida para os vestiários.
2º Tempo: Pênalti defendido e castigo no fim – O Paysandu tentou manter o bom ritmo da maior parte do primeiro tempo. Ainda com o mesmo time, Dado fez alguns ajustes táticos, mas mantendo a proposta ofensiva e liberando Yago Pikachu para chegar à linha de fundo, diferente de outros jogos.
O Criciúma, por sua vez, também melhorou e foi mais eficiente nas suas propostas ofensivas. Lucca, deslocado pelas pontas no primeiro tempo, ficou centralizado e se aproximou de Neto Baiano nas chegadas ao gol do Papão, mas a dupla de zaga o goleiro Emerson garantiam o zero no placar.
Com o passar do tempo, o Tigre foi tomando conta do meio de campo e recuando o Paysandu, que foi castigado na reta final da partida. Em lance confuso, se foi dentro ou fora da área, o árbitro assinalou pênalti aos 40 minutos. Neto Baiano cobrou e Ivan, que entrou no posto de Emerson, lesionado, defendeu no cantinho, mandando para escanteio.
O torcedor bicolor ainda comemorava a defesa do pênalti quando sofreu um duro golpe. Em cobrança baixa de Lucca, o atacante Everaldo tentou cortar e colocou para dentro da rede, fazendo a festa da torcida local, que já estava impaciente. 1 a 0.
No final, o Papãp bem que tentou ir na base do desespero em busca do empate, mas os cruzamentos em excesso não surtiram efeito e os donos da casa confirmaram a vitória.
Ficha Técnica: Criciúma 1 x 0 Paysandu
Criciúma: Luiz; Maicon Silva, William Rocha, Wanderson e Guilherme Santos; Wellington, Paulinho (Paulo Sérgio), Roger Guedes (Jefferson) e Lucca; Maurinho (Natan) e Neto Baiano. Técnico: Dejan Petkovic
Paysandu: Emerson (Ivan); Yago Pikachu, Gualberto, Thiago Martins e João Lucas; Augusto Recife (Gilson), Fahel, Jhonnatan e Valdívia; Wellinton Júnior (Aylon) e Everaldo. Técnico: Dado Cavalcanti
Gols: Everaldo (contra)
Cartão Amarelo: Wanderson (Criciúma) / João Lucas, Augusto Recife e Valdívia (Paysandu)
Árbitro: Rafael Traci
Estádio: Heriberto Hulse
(Fonte:ORM)
Comentários com Facebook