As obras do presídio de Parauapebas seguem em ritmo lento. A previsão era que a casa penal fosse entregue em dezembro deste ano, mas agora a Superintendência do Sistema Penal do Estado do Pará (Susipe) já adiou para o primeiro semestre de 2016, sem data definida, a inauguração.
Para o presídio serão transferidos os presos da Cadeia Pública, que está localizada no Bairro Rio Verde, centro da cidade. O local é considerado inseguro, já que constantemente acontecem fugas, deixando os moradores dali sempre apreensivos. A nova carceragem, com 2.448 metros quadrados, está localizada na VS-10, área mais afastada do centro da cidade, e terá capacidade para 306 detentos.
Segundo o superintendente do Sistema Penal, André Cunha, a população carcerária de Parauapebas hoje está equilibrada porque parte dos detentos foi transferida para o Centro Regional de Recuperação Agrícola “Mariano Antunes”, em Marabá. No entanto, o município precisa ter sua casa penal que vai atender também a mesorregião de Carajás. Orçado em R$ 4,5 milhões, o novo presídio, observa Cunha, vai dar suporte as unidades prisionais de Redenção e Marabá.
André Cunha justifica que o atraso no andamento das obras do novo presídio se deu em virtude de problemas para obter licenças de construção. O superintende reconhece que o trabalho, iniciado em 2013, está muito atrasado. Inclusive o mato já começa a tomar conta da área edificada.
(Tina Santos)
Comentários com Facebook