A reunião de rotina do PROS (Partido da Reconstrução da Ordem Social) aconteceu na quinta-feira, 23, e reuniu várias lideranças de outros partidos que, prontamente atenderam ao convite feito pelo presidente José Dantas de Medeiros através do secretário geral do diretório no Município, Luiz Alberto Moreira Castilho.
Foi Castilho quem conduziu a reunião e com ar entusiasta recebendo de forma calorosa tanto os convidados como os pré-candidatos a vereadores pelo PROS. “Uma eleição se faz por etapas. A etapa de organização do partido já é passada; agora temos que organizar as pré-candidaturas para quando chegar o momento de filiação e enquanto as pessoas achar que somos pequenos já estarmos grandes e fortalecidos”, diz Castilho, dando como importante planejar as pré-candidaturas para conquistar cadeiras no Legislativo nas próximas eleições e, ainda segundo ele, são nestas reuniões que isso se torna possível.
A reunião foi recheada de perguntas e discussões o que demonstrou a vontade que os futuros candidatos pela legenda têm de entrar de forma correta nas disputas e ganhar espaço na política local. A pauta principal foi a Mine Reforma Política orientando a todos sobre a legislação eleitoral que rege a execução da disputa. De acordo com o secretário do partido, Castilho, será fomentado em todas as reuniões as discussões para que no fim todos cheguem unidos e cheios de conhecimentos nem só para a campanha, mas também para o mandato que venha a exercer.
A chapa do PROS já está fechada, conforme informou Castilho, ele diz que aqueles que procuram oportunidade para entrar na disputa eleitoral podem procura-lo para fazer suas filiações e ingressar neste grupo: A Família PROS. “A política é mutante. Hoje já temos um quadro com número suficiente para sair com uma chapa pura, mas a caminhada é longa podendo haver desistentes por diversas questões o que resultará em vagas para quem quer ser candidato no próximo ano”, orienta.
Sobre os vários escândalos no legislativo municipal, Castilho diz que é possível mudar e a grande bandeira que precisa ser levantada é exatamente a que não se vê na atual Câmara: REPRESENTATIVIDADE. Ele diz que é preciso ter representatividade não bastando apenas legislar ou apresentar requerimentos. “Nossa atual Câmara não tem representatividade. E isso significa representar a sociedade atendendo os anseios da população, coisa que não vejo em nenhum deles”, lamenta Castilho, garantindo que esta será a principal bandeira dos vereadores eleitos pelo PROS.
A legenda em Parauapebas é conduzida sob a batuta do presidente José Dantas de Medeiros e esse diz ter compromisso com os pré-candidatos do partido, por isso toda quinta-feira promove uma reunião sempre com a mesma dinâmica de orientação. “As decisões são tomadas em conjunto. Neste novo projeto estamos unidos sem caciques; todos participam da liderança e assim esperamos chegar ao bom resultado eleitoral”, diz Dantas, garantindo que há oportunidade a quem não teve, para aqueles que venham para a legenda em busca de espaço.
Dantas prevê que devido aos escândalos acontecidos recentemente será mais fácil para os novos nomes ocupar espaços, pois os antigos políticos estão desacreditados e os eleitores buscam novos nomes para depositar a confiança. “Quero agradecer ao pré-candidato Darci Lermem que esteve em nossa reunião e convido a todos a olhar para frente em busca de um novo tempo”, finalizou Dantas.
A vice-presidente do PROS, Solange Rosa, explica que o motivo da reunião foi aproximar os pré-candidatos para “afinar os discursos” e no período eleitoral falarem a mesma língua. “Essa não é nossa primeira vez, sempre nos reunimos na busca da interação com todos os pré-candidatos”, contou Solange, explicando que nestas reuniões são mostradas as Leis Eleitorais na intenção de que todos estejam cientes do que pode ou não fazer no desenrolar de uma campanha.
Darci Lermen, ex-prefeito de Parauapebas também esteve presente e qualificou a reunião como orientadora para os pré-candidatos. Segundo Darci, isso é importante para que os mesmos não cometam crimes eleitorais. “É de fundamental importância que em uma eleição se entre sabendo das regras do jogo”, explica Darci, recomendando que todos os partidos deveriam fazer da mesma forma.
Perguntado sobre sua candidatura em 2016 ele foi claro: “Estou me colocando como pré-candidato e trabalhando para que em 2016 eu possa chegar firme e forte para disputar a eleição”. (Francesco Costa)
Comentários com Facebook