Neste dia 11 de novembro (quarta) o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realiza em Belém a solenidade oficial da Titulação do Carimbó como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro, após uma intensa mobilização dos mestres, mestras e grupos articulados no movimento da Campanha do Carimbó.
Registrado em 11 de setembro de 2014, o Carimbó finalmente vai receber do Iphan essa documentação oficial, o título de patrimônio cultural brasileiro, que será entregue aos detentores do saber – mestres, mestras e lideranças carimbozeiras – que virão de dezenas de municípios paraenses, desde a Região do Salgado até Marajó e Tapajós. O ato consolida o reconhecimento dessa expressão como referência cultural nacional e fortalece o processo de valorização efetiva, um caminho que ainda tem muitas etapas a se alcançar.
Durante o evento será instalado o Comitê Gestor da Salvaguarda do Carimbó, composto por composto por metres, mestras e lideranças de vários municípios e regiões do Pará, indicados durante o I Congresso Estadual do Carimbó. Esse Comitê vai ter a tarefa de discutir e elaborar junto ao Iphan o Plano de Salvaguarda da manifestação, conjunto de ações voltadas para a preservação, valorização e difusão desse patrimônio.
Além das cerimônias, serão realizadas palestras e mesas-redondas abordando os temas das políticas de salvaguarda do patrimônio imaterial e história e patrimônio cultural indígena na Amazônia.
O evento vai acontecer no Museu do Estado do Pará e conta com a presença do Diretor do Departamento de Patrimônio Imaterial do Iphan, TT Catalão, e de representantes de bens culturais registrados de outros estados, como o Jongo do Sudeste e o Tambor de Crioula do Maranhão.
O evento é responsabilidade do Iphan, e conta com várias parcerias como Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Museu do Estado do Pará e do Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural. Os eventos integram a programação da Semana do Patrimônio Paraense, realizado pela Associação dos Agentes de Patrimônio da Amazônia (ASAPAM).
A Campanha do Carimbó está organizando as caravanas de mestres e mestras que virão de cada município convidado.
Veja o convite.
Serviço:
Data: 11 de novembro de 2015
Horário: Das 14h às 18h
Local: Museu do Estado do Pará, sediado no Palácio Lauro Sodré
Endereço: Praça D. Pedro II, Cidade Velha
leia mais no link abaixo:
http://portal.iphan.gov.br/…/eventos-destacam-o-patrimonio-…
Comentários com Facebook