Para coroar mais um ano de êxito em seus projetos sociais, a ARPAKI (Associação Ramos Parauapebense de karatê Educacional), realizou no dia 10, quarta-feira, confraternização envolvendo alunos, pais e parceiros dos projetos desenvolvidos pela entidade em parceria com os poderes público e privado. Quem fundou a entidade foi o Professor Sebastião Ramos, e hoje é o diretor técnico da ARPAKI.
Ele avalia que o trabalho que é feito pela Associação Ramos é uma complementação da escola. Segundo ele a avaliação é feita pelos professores que mensuram o desempenho escolar do aluno e este só participa de campeonatos se estiver bem nas notas e no comportamento. “Não queremos só alunos bom de karatê, mas queremos preparar cidadãos e para isso é necessário que ele estude. Então juntamos o útil ao agradável: ele gosta do karatê e nós gostamos que ele estude”, explica professor Ramos, detalhando ser essa uma maneira que encontrou de auxiliar as crianças a se interessar mais pelos estudos. As atividades são as mais diversas, conforme falou a coordenadora de projetos da Associação Ramos de Karatê, Lúcia Ramos, e são usadas para envolver as crianças que, ainda segundo ela, vem perdendo o hábito de brincar. De acordo com ela a associação tem dois projetos com as crianças e adolescentes:
o Projeto Futuro Brilhante, que leva o karatê a vários bairros da cidade; e o Projeto Fazer Acontecer, em parceria com o COMDCAP (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) que é desenvolvido na zona rural de Parauapebas. Lúcia detalha que o Projeto Faze acontecer incentiva a crianças a brincar, coisa que ela diz estar sendo deixado de ser feito pelas crianças dado ao advento das tecnologias. Por isso no projeto envolve brincadeiras com dinâmica de grupo, pula-pula, perna-de-pau. Bambolê, pula corda, amarelinha e diversas brincadeiras, além de palestras educativas.
Esse projeto é desenvolvido aos finais de semana na zona rural contemplando as vilas Paulo Fonteles, Vila Sanção e Cedere I. Junto com tudo isso, usado como atrativo, a Associação Ramos de karatê Interestilo leva o karatê, balé, hip-hop, xadrez; atividades que também é desenvolvida durante a semana na sede da associação que fica localizada na Rua 1, número 56, bairro Primavera. Para a criança participar das atividades da Associação Ramos é simples. Basta que um adulto responsável traga o documento da criança, podendo ser certidão de nascimento ou carteira de identidade, uma foto, e fazer a inscrição do interessado.
Informações de Jorge Bandeira
Texto: Francesco Costa
Fotos: Jorge Bandeira
Comentários com Facebook