O Pará anunciou o plano de concessão de ferrovia para o escoamento ao exterior da soja de Mato Grosso. A futura estrada de ferro deverá cortar a banda leste do Pará.
O trecho sul, de Santana do Araguaia (na divisa com Mato Grosso) a Marabá, terá 590 km de extensão e está orçado em R$ 8,3 bilhões.
A metade norte, por sua vez, com 750 km, completará o percurso de Marabá até o porto de Barcarena (vizinho a Belém) –a previsão de custo é de R$ 9,2 bilhões.
Hoje, o transporte dos grãos de Mato Grosso até o litoral paraense se dá por meio de caminhões e barcaças.
“A redescoberta da região Norte para exportações significa que ela é uma alternativa viável para o país vender à Europa, aos Estados Unidos e à Ásia [pelo canal do Panamá]“,
Entre as empresas interessadas no projeto, estão uma estatal chinesa de ferrovias e uma multinacional de origem argelina, que também tem planos de construir uma central para o processamento de grãos.
“A intenção tornar o estado mais que um mero corredor de exportação de commodities. e instalar estruturas para agregar valor aos produtos antes que eles sejam levados ao exterior.”
O projeto foi apresentado na sexta-feira (26) aos empresários na Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo)
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