Terminou ontem (29) o período do Defeso da Piracema em todo o Brasil. A partir de hoje os pescadores já podem voltar a pescar normalmente nos rios Tocantins e Itacaiúnas. Na manhã de hoje o Secretário de Meio Ambiente de Marabá, Carlos Brito, divulgou o balanço parcial das apreensões realizadas no período. Segundo ele, a média se manteve a mesma das últimas três operações da Piracema.
Foram apreendidos cerca de 10 mil metros de apetrechos de pescas, malhadeiras, redes. Quanto à consciência dos pescadores em respeitar o defeso, o secretário diz que tem melhorado, mas ainda é preciso mais consciência e respeito ao período de reprodução dos peixes. Ele informa que em janeiro foram apreendidos 3 mil metros de redes e malhadeiras, entretanto quando as chuvas aumentaram em fevereiro, em menos de uma semana, esse número subiu para 4 mil metros apreendidas.
Com a subida das águas e a chuva, e a consequente subida dos peixes, houve uma tentativa de burlar a fiscalização.
O período da Piracema iniciou no dia 1.º de novembro e encerrou ontem, dia 29 de fevereiro. Mas o resultado foi positivo porque se evitou a captura de pescado que é o principal objetivo da Piracema, garantir a reprodução dos peixes.
Agora os pescadores estão nos rios para garantir o peixe da semana santa nas feiras. Estamos há 20 dias da semana santa, período em que tradicionalmente o consumo de peixe aumenta, mas ainda é possível encontrar uma variação considerável nos preços nas feiras de Marabá.
Quem for atrás agora, antes de aumentar a procura vai encontrar os preços mais em conta já que quando se aproxima os dias santos, há muita especulação de preço. É necessário que o Procon esteja nas ruas para evitar abusos.
Fonte: zecanews
Comentários com Facebook