Términos são um saco, mas relacionamentos ruins são ainda piores.
Existem vários motivos óbvios para relacionamentos acabarem, como infidelidade, brigas constantes aos berros ou incompatibilidade de ~esperanças e sonhos~ futuros.
Mas, às vezes, as coisas não estão necessariamente erradas; elas simplesmente NÃO ESTÃO CERTAS.
E quando as coisas não parecem estar certas, é difícil dizer se vocês devem terminar ou tentar fazer dar certo.
Para ajudar você a lidar com possíveis incertezas de um relacionamento, conversamos com alguns especialistas que mencionaram alguns sinais de alerta de que as coisas provavelmente não vão dar certo.
É claro que você é a única pessoa que REALMENTE sabe todos os detalhes e nuances de seu relacionamento e se ele deve terminar ou não. E como acontece em qualquer problema de relacionamentos, uma etapa importante na decisão de seguir em frente é, antes de tudo, conversar com a outra parte. Mas se você acha que já tentou de tudo e ainda se pega questionando coisas, veja se algum destes maus sinais lhe são familiares.
1. As manias e hábitos que antes não eram nada demais agora estão te enlouquecendo.
Digamos que essas manias sempre foram chatas, mas agora você mal consegue suportá-las de tão desleixadas que são. “Pergunte-se por que isso está te irritando tanto agora”, diz ao BuzzFeed Life o especialista em relacionamentos Pepper Schwartz, Ph.D. e autor do livro Snap Strategies for Couples: 40 Fast Fixes for Everyday Relationship Pitfalls (Estratégias Instantâneas para Casais: 40 Soluções Rápidas para Armadilhas Quotidianas nos Relacionamentos).
“É difícil sair de um relacionamento quando nos dedicamos por tanto tempo e tantas emoções, então você se concentra nas coisas menores, em vez do problema maior.”
2. Você escolhe passar mais tempo com seus amigos, seu trabalho ou sua conta do Netflix do que com o seu parceiro.
Você pode não perceber que está evitando de propósito passar um tempo com ele, mas se faz planos para saírem juntos que sabe que por acaso não irá cumprir, provavelmente não é uma coincidência, afirma Schwartz. Mesmo que não seja intencional, você está fazendo uma escolha, e não está escolhendo ficarem juntos.
3. O relacionamento não está saindo do lugar e não há uma explicação para isso.
“Um relacionamento não terá futuro — ou pelo menos um bom futuro — se uma das partes do casal estiver sempre evitando criar mais intimidade”, conta ao BuzzFeed Life o psicólogo Seth Meyers, Ph.D. e autor do livro Dr. Seth’s Love Prescription(Prescrição Amorosa do Dr. Seth). Então se ele/ela ficar inventando desculpas para não apresentar você à família e aos amigos; para não falar do futuro; ou para não se abrir com você, é porque existe um motivo pra isso.
4. Vocês já terminaram e reataram o relacionamento mais de uma vez.
Reatar o relacionamento um vez é normal. Reatar mais de uma vez significa que vocês provavelmente não estão lidando com o verdadeiro motivo que os faz terminar – conta ao BuzzFeed Life Rachel Sussman, conselheira de relacionamentos e autora do livro The Breakup Bible (A Bíblia dos Rompimentos). Não entre no ciclo disfuncional de reatar o relacionamento sempre que sentirem saudades um do outro ou se sentirem sozinhos. Lembrem-se de que vocês terminaram por um motivo legítimo.
5. Se antes existia um componente físico no relacionamento de vocês e, agora, não existe mais.
A ausência de vida sexual pode parecer algo possível de lidar — e realmente é, em alguns casos — mas se você simplesmente NÃO sente por seu parceiro a mesma atração que sentia antes, Schwartz sugere imaginar essa situação por anos. Não importa se você ainda não tem certeza de quanto tempo vão ficar juntos. Se essa pessoa for aquela com quem você ficará por muito tempo, você aceita ir em frente sem aquela atração física forte?
6. Ou o sexo é praticamente a única coisa que está dando certo entre vocês.
Sem problemas se o objetivo do relacionamento for apenas satisfazer suas necessidades físicas. Mas se esse não for um relacionamento casual, pode ser um mau sinal se tudo for sexo e não houver conversas. “Alguns indivíduos dão prioridade a necessidades como sexo e atração física. E embora esse tipo de relacionamento possa durar anos, eles geralmente não duram muitos anos”, diz Meyers.
7. Você passa um tempo considerável pensando no que existe no mundo lá fora — e se essas pessoas podem ser melhores para você.
É normal ter um pouco de curiosidade sobre como seria estar com outra pessoa. Mas se você se pega imaginando se existe alguém mais confiável, sensível, comunicativo, ou qualquer outra coisa, que seu parceiro, é porque essas fantasias podem estar revelando os problemas de seu relacionamento.
“Muitas pessoas não conseguirão satisfazer todas as suas principais necessidades em um relacionamento, mas deveriam conseguir satisfazer a maior parte delas”, afirma Meyers. “É importante fazer a si mesmo duas perguntas: Quais são minhas principais necessidades em um relacionamento? Estou conseguindo satisfazer a maior parte delas?”
8. Vocês brigam o tempo todo por praticamente qualquer motivo.
Você provavelmente já ouviu dizer que é saudável casais brigarem. Isso é verdade até certo ponto, mas brigar constantemente não é normal. Se suas brigas são mais frequentes do que a comunicação positiva e estimulante entre os dois, a maioria dos especialistas concorda: é hora de repensar o relacionamento.
9. Vocês vão levando o relacionamento só por levar.
Sim, vocês ainda fazem tudo que faziam antes: saem juntos, fazem elogios um ao outro e fazem sexo, mas isso não é mais excitante ou ~natural~. Se vocês chegaram a um ponto em que estão encenando um relacionamento, afirma Schwartz, provavelmente não deveriam mais estar nesse relacionamento.
10. Os traços negativos da personalidade do outro ficaram piores.
Todo mundo leva defeitos ou partes não tão boas de si para um relacionamento. No entanto, quando esses defeitos passam a assumir o controle, é um grande sinal de que vocês estão entrando em um território perigoso, diz Schwartz. Pense: a outra parte sempre foi um pouco ciumenta, mas agora está controladora. A outra parte sempre foi um pouco irritante, mas agora está perversa. A outra parte sempre foi reservada, mas agora recusa-se a se abrir em qualquer situação. “Muitas vezes não é uma crise, é o começo do fim”, diz Schwartz.
11. Você tem ciúmes e suspeitas com relação ao outro com muita frequência.
Uma coisa é seu parceiro agir com mistério — outra coisa é você querer manter o controle sobre ele ou não confiar nele quando não houver motivo pra isso. Se esse for o caso, provavelmente há algo que você precisa melhorar dentro de si.
“Os relacionamentos podem melhorar significativamente a vida, mas só se você estiver emocionalmente pronto para lidar com as exigências de um relacionamento adulto”, afirma Meyers. “Você não está pronto para um relacionamento sério se tem tendências para o ciúme e não trabalha isso através de terapia ou livros de autoajuda.”
12. Um de vocês ainda está preso a um ex.
Esse seria um motivo sério para terminar qualquer relacionamento romântico, afirma Meyers. Isso mostra que, emocionalmente, você não está completamente entregue, e nenhum relacionamento pode seguir em frente se uma das partes ainda estiver vivendo no passado. Vocês dois merecem mais que isso.
13. Você acha que seu relacionamento é ~melhor do que nada~.
Não é. Se você está em um relacionamento sem graça por esse motivo, você não está sendo honesto ou justo, afirma Sussman. Sem dúvida, sair de um relacionamento pode ser aterrorizante, mas não significa que, às vezes, não é a melhor decisão. “Também te libera pra ficar solteiro e namorar novamente — o que significa que há uma boa possibilidade de que você entre em um relacionamento melhor”, diz ela.
14. Você sente constantemente que não é uma prioridade para a outra parte.
Um bom relacionamento é recíproco, o que significa que você recebe tanto quanto dá. E isso não é possível quando uma pessoa é egoísta e coloca as próprias necessidades diante das suas, afirma a psicóloga clínica e Ph.D., Andrea Bonior. “Não deixe a inércia assumir o controle. Se você se acostumar a não ser feliz, a não te darem ouvidos e a te deixarem de lado, você não fará escolhas ativas sobre sua vontade de estar ou não nesse relacionamento.”
15. Vocês estão em diferentes momentos da vida.
~Estar em momentos diferentes~ pode parecer o fora mais antigo que existe, mas pode ser um motivo legítimo de rompimento, afirma Sussman. Você espera um relacionamento mais sério do que o que a outra parte está pronta ou quer te dar agora? Seus planos estão totalmente em desacordo? Vocês estão em lugares diferentes da vida (no sentido literal ou figurado)?
“Vocês realmente precisam ter uma conversa sobre onde estão e o que querem”, diz Sussman. “E se a conversa revelar que vocês realmente não estão na mesma sintonia, pode ser a hora de romperem.”
16. Você espera uma grande mudança por parte de seu parceiro para que as coisas melhorem.
Se você está esperando que a outra parte…
—Mude de ideia sobre filhos, casamento, mudança de casa, ou outras coisas sérias do futuro
—Supere os problemas de acesso de raiva ou outros problemas emocionais
—Ajuste valores pessoais ou morais que entrem em conflito com os seus
Não faça isso. Pelo contrário, discutam o quanto vocês estão dispostos a se comprometer ou minimizar as perdas. “Descobrir se vocês devem terminar o relacionamento é como decidir quando vender um mau investimento”, diz Schwartz. “Vale a pena o investimento ou você sabe que isso simplesmente não pode funcionar por causa de problemas maiores que aparecerão no futuro?”
17. Você chegou a este post porque estava procurando um sinal de que deve terminar seu relacionamento.
OK…você claramente não quer estar com essa pessoa se veio nos procurar para lhe dar permissão para romper o relacionamento.
Vá em frente. Fique livre. Largue o outro. Veja aqui como fazer isso.
Comentários com Facebook