Na ultima quarta-feira, 17/3, o Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás completou 30 anos de operação. Para celebrar o aniversário, a equipe responsável pelo trem fez uma recepção festiva, com direito a banda de música, para confraternizar o momento marcante com os passageiros, que fazem deste transporte um serviço essencial.
Ao longo desse tempo, o trem que a Vale oferece já se consolidou com um dos principais meios de transporte na região e uma opção segura para viajar entre os estados do Maranhão e Pará. Neste mês de março está completando também seis meses de funcionamento do novo trem (linkar para página do novo trem da EFC). Ele foi entregue em setembro do ano passado, durante as comemorações de três décadas de operação da Vale na região Norte e Nordeste.
O Trem de Passageiros da EFC é responsável pelo transporte diário de 1.300 pessoas. Sua rota percorre 23 municípios do Maranhão e mais quatro no sudeste do Pará. Por ano, viajam em média 350 mil pessoas, parte delas oriundas de povoados que dependem unicamente do trem para se locomover de uma cidade para outra. Seu papel social não se restringe apenas ao serviço de transporte. Em razão do grande número de pessoas que circulam por ele, as entidades públicas costumam realizar ações sociais e de saúde durante as viagens. A parceria com a Vale e sua Fundação tem um efeito positivo pois desta forma se consegue atingir o maior número de pessoas, muitas delas nascidas em comunidades com pouco acesso a informação.
“Além do orgulho que sentimos em oferecer uma viagem de trem com qualidade, conforto e segurança, temos colaborado com diversas iniciativas sociais e de saúde que beneficiam as populações que realmente necessitam de assistência. A importância social do trem é um valor imensurável para nós da operação ferroviária, não é à toa que ele tem prioridade na circulação dos trens na ferrovia”, explica o gerente executivo de operações da EFC, Cláudio Mendes.
No final do ano passado, um dos vagões serviu de ponto de apoio para o atendimento de três mil pessoas em uma ação de saúde promovida pelo governo do estado. Durante dois dias foram realizados exames rápidos para HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite e Hanseníase, além de orientações e dicas de prevenção voltadas para a saúde do homem.
Novo trem
Desde setembro do ano passado a Estrada de Ferro Carajás opera com um novo Trem de Passageiros, um marco histórico para a Vale. Atualmente, a nova frota é composta por 39 carros, sendo seis executivos, 21 econômicos e 12 de serviços, além de uma área especialmente destinada para cadeirantes. Modernos e climatizados, os carros executivos têm capacidade para transportar 60 passageiros. Já os econômicos têm 79 lugares disponíveis. Toda a composição conta com detector de fumaça, o que aumenta a segurança dos usuários.
Além das mudanças na estrutura foram realizadas melhorias no atendimento, a exemplo do serviço de compra online de passagens. Em cinco meses de funcionamento, foi registrada a venda de mais de 130 mil passagens pela internet. “Os meses que tiveram maior procura foram dezembro, janeiro e fevereiro, justamente no período considerado como alta temporada”, destaca o supervisor de operações do Trem de Passageiros, Ítalo Carvalho.
Fonte: www.vale.com
Comentários com Facebook