O Departamento Municipal de Trânsito e Transporte Urbano – DMTU de Marabá, sudeste paraense, se mobilizou desde o dia (02), em prol da causa, divulgando o movimento a toda população com distribuição e afixação dos símbolos epidemiológicos nos setores e público em geral, além da realização de blitz educativas em parcerias com o DETRAN, Guarda Municipal – GMM, Agentes Patrimoniais, Ministério Público Estadual e Exército Brasileiro.
O laço na cor amarelo que simboliza o movimento segue a mesma proposta da conscientização já idealizada e bem sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização do combate ao câncer, próstata, dentre outros movimentos.
Ademar Dias Gomes, Diretor do DMTU, informou que o movimento é uma forma de conscientizar os condutores na redução dos altos índices de mortes e feridos no mundo inteiro, principalmente com vítimas fatais, “somente no ano de 2015 em Marabá, foram mais de 87 mortes, causadas por acidentes de trânsito”, disse o Diretor.
Como o Disque Denúncia aderiu ao movimento
O Disque Denúncia Sudeste do Pará também aderiu ao movimento Maio Amarelo, elaborando relatório à Direção Perigosa, confeccionado através de denúncias anônimas recebidas relacionadas aos acidentes de trânsito no município de Marabá – PA, onde foi possível realizar o mapeamento dos locais em que mais acontecem acidentes.
Através dos dados, foram traçados os bairros, tipos de veículos e as infrações mais cometidas pelos os condutores. O relatório foi confeccionado com o intuito de auxiliar os órgãos competentes nas ações de prevenção, nas quais serão desenvolvidas durante o Maio Amarelo.
Bairros mais denunciados
Dentre os bairros mais denunciados, a Nova Marabá lidera o ranking com 40% das denúncias, 18% Bairro Velha Marabá e 11% Bairro Liberdade.
Após o refinamento dos dados, constaram-se que os tipos de infrações mais presentes nas denúncias 11% deles são Praticados por Direção Perigosa; 18% Alta Velocidade; 11% Menor de Idade ao volante; 11% Condutores Praticando Pega; 13% Condutores sem Capacete; 10% Excesso de Pessoas no Veículo; 7% Sem Habilitação e 2% Dirigindo na contramão.
Dos tipos de veículos mais denunciados, a motocicleta lidera com 56% e os carros com 44%.
As ações educativas do movimento Maio Amarelo continuarão até o final deste mês, estimulando à população para um trânsito mais seguro.
Denuncie Crimes de Trânsito, Anonimato Garantido!
Disque Denúncia Sudeste do Pará
(94) 3312-3350/ (94) 3346-2250
WhatsApp: (94) 98198-3350
ASCOM/Disque Denúncia Sudeste do Pará
Por: Andréia Melo
Comentários com Facebook