Para a expansão em Minas Gerais da fábrica de cimento Barroso, da LafargeHolcim, foi necessário um projeto de correias transportadoras que correspondesse às exigências desafiantes do mais extenso sistema transportador “suspenso” do mundo, o “Flyingbelt”. A LafargeHolcim Brasil e a Agudio (marca comercial da italiana Leitner S.p.A.) escolheram a Sempertrans como parceira para desenvolver uma correia transportadora para este projeto excepcional.
Suspenso com cabos portadores através de 7,2 km e 18 torres, este inovador sistema transportador conduz 1.500 tph de calcário e argila desde a sede da fábrica de cimento da Lafarge Holcim, atravessando vales e várias áreas protegidas com vegetação densa sem nunca tocar o solo.
De acordo com a Sempertrans, as correias suspensas oferecem muitas vantagens, já que são opções mais rentáveis, eficientes e ecológicas em comparação com correias convencionais e transporte por caminhão. Para elaborar a correia adequada, a equipe de engenharia de aplicações teve que lidar com muitos desafios. “Um deles foi o das curvas de raio muito pequeno nas torres. Nós encontramos a solução perfeita na nossa correia Metaltrans, que apresenta uma exclusiva construção em carcaça de aço com um baixo módulo de elasticidade, de modo a alcançar um alongamento ideal, disse Eric Virbel, engenheiro de Aplicações e Processos da Sempertrans.
Ao todo, a Sempertrans forneceu 15.000 m desta correia transportadora especial, que foi posteriormente instalada por sua equipe técnica. Claude Crombez, diretor geral da SMFN, a empresa de serviços da Sempertrans sediada na França, disse: “A correia suspensa foi um dos projetos mais estimulantes nos meus 30 anos de experiência em emendas em comissionamentos de correias transportadoras. No entanto, desenvolver a tração, emenda e instalação de uma correia que se encontra suspensa a 50 m acima do solo não foi fácil. Para realizar este trabalho, a Sempertrans enviou seis técnicos ao local, os quais realizaram, junto com a equipe da Agudio, esta tarefa no tempo recorde de 75 dias, tendo executado 22 emendas.
Vários projetos de referência na América do Sul
Na América do Sul, a Sempertrans já participou de projetos como o das extensas minas de cobre de Codelco e Los Pelambres, no Chile, ou o de Las Bambas, no Peru. A empresa tem mais de 50 anos de experiência e marcou presença em complexas aplicações em setores de mineração subterrâneos e terrestres, terminais de exportação, indústrias de cimento e aço, centrais nucleares, indústrias de transportes e de engenharia civil.
Desde têxteis a cabos de aço de alta resistência de até 3.200 mm de largura, seu portfólio inclui algumas construções exclusivas e inovadores graus de coberturas que oferecem características antiabrasivas, resistentes ao fogo, resistentes ao óleo, com economia de energia e outras aplicações particulares. Possui instalações de produção estrategicamente localizadas na Polônia, França, China e Índia.
A equipe de serviços da Sempertrans instalou a correia transportadora no tempo recorde de 75 dias.
Fonte: Revista Minérios & Minerales
Comentários com Facebook