Julho é o mês “oficial” do verão paraense, e este ano ele chegou com força total. Para enfrentar as altas temperaturas muita gente continua a sua rotina de exercícios físicos aliada a uma boa alimentação e hidratação.
As academias lotam neste período e os consultórios médicos também, pois há quem aproveite a folga das férias para realizar checkups.
Musculação, dança, corridas, aulas de lutas, aulas de hidroginástica, natação e até mesmo leves caminhadas são realizadas por aqueles que não querem perder o ritmo e o foco durante o verão.
A temporada também exige uma boa alimentação, o aumento do consumo de frutas e a ingestão de bastante líquido para que uma desidratação não seja ocasionada e a resistência física esteja prepara para as fortes ondas de calor. Por isso é importante ter o acompanhamento de um profissional da área.
A bancária Lenilse Santos do Nascimento, 49 anos diz manter a prática regular de exercícios físicos, além de corridas durante os fins de semana e é rígida com a alimentação. “Faço exercício físico em média cinco vezes por semana, além de correr nos finais de semana, logo que acordo bebo 300 ml de água gelada com limão e durante o dia bebo muito líquido, entre água e suco natural, procuro não comer fritura, me alimento de 3h em 3h e mantenho uma alimentação saudável. O período de calor exige isso de cada um de nós, por isso não saio do foco”, disse Lenilse Nascimento.
O tempo livre que muitas pessoas têm em julho é o ideal para praticar atividades físicas e cuidar da saúde. (Foto: Wagner Almeida/Diário do Pará)
O advogado Renato Menezes diz conta que durante a semana se alimenta regularmente e ingere bastante líquido. Amante da prática do Jiu-Jitsu ele também faz musculação de forma alternada durante a semana. “Procuro manter o foco na boa alimentação durante a semana não fujo dos treinos de musculação pelo menos três vezes por semana e do Jiu-Jitsu todos os dias. Corto o sal ao máximo da minha comida e opto por alimentos que vão me ajudar a desempenhar um bom treino. Líquido sempre, pois com esse forte calor é mais do que necessário”, disse Renato Menezes.
As academias oferecem opções de atividades para os seus clientes se exercitarem de forma que a sua prática seja também um momento de lazer. Muitas academias já investem em aulas diferenciadas e temáticas durante o mês de julho para que as pessoas se sintam mais motivadas e não deixe de lado a saúde e o bem estar.
ALIMENTOS
Além da rotina de exercícios, uma alientação saudável é muito importante para cuidar do corpo. (Foto: reprodução)
O verão pede uma alimentação leve, por isso, pratos gordurosos, com carnes gordas, bacon, molhos à base de maionese e creme de leite, queijos amarelos e frituras devem ser evitados.
Alimentos ricos em proteínas e fibras como saladas, ovos cozidos, frango magro, grãos, sementes, sanduíches light, sucos naturais, saladas de frutas, legumes grelhados devem fazer parte da rotina. A ingestão de água durante o dia também é muito importante.
(Luana Taveira/DOL)
Comentários com Facebook