A Polícia Militar do Pará (PM) remanejou 1.477 policiais para posições estratégias no interior do estado para reforçar o policiamento dos municípios durante as eleições, neste domingo (2). O contingente saiu do Comando Geral, que fica em Belém, na manhã de sexta-feira (30). Ao todo, 10 mil agentes da PM irão atuar na segurança das eleições municipais com o apoio de 2 mil homens do Exército Brasileiro.
Além da PM e do Exército, a Polícia Civil (PC) atuará com 240 agentes e ficará responsável em atender os Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO), como os crimes eleitorais de boca de urna. A Polícia Federal (PF) contará com 350 agentes, nas ocorrências de flagrantes. O Corpo de Bombeiros, por sua vez, terá 374 agentes nos atendimentos de socorro e de emergência. O Detran atuará com 120 agentes de trânsito, para a organização do fluxo de veículos no entorno dos locais de votação. A Guarda Municipal (GM) reforçará o efetivo com 202 agentes, totalizando um efetivo aproximado de 15 mil agentes públicos de segurança.
Pensando na segurança de forma estratégica, o Gabinete Integrado de Gestão Operacional será montado nos seguintes municípios: Belém, Santarém, Castanhal, Tucuruí, Redenção, Paragominas, Capanema, Altamira, Abaetetuba, Itaituba e Soure. O objetivo é viabilizar a gestão do Sistema de Segurança Pública de cada município para monitorar as zonas eleitorais, atender ocorrências e agilizar o atendimento à população.
Durante o período de votação, todas as delegacias da PC e PF funcionarão e prisões em flagrante, cumprimento de ordens judiciais e detenção por desrespeito ao Salvo Conduto, ou seja, descumprimento das normas da liberdade condicional, poderão ser feitas normalmente.
Do G1
Comentários com Facebook