Segundo um levantamento inédito do Observatório das Metrópoles, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) entre os 100 piores, o Pará tem 40 municípios no topo do Índice de Bem Estar Urbano, e entre eles, em 13ª posição, está o município de Eldorado do Carajás aqui no sudeste do Pará. O Primeiro é o município de Vitória do Xingu, que ficou em segundo lugar no ranking do piores município do Brasil.
Para chegar ao resultado, o estudou levou em conta cinco fatores de qualidade:mobilidade urbana, condições ambientais e habitacionais, serviços coletivos urbanos e infraestrutura.
De acordo com a pesquisa, mais da metade dos municípios estão em condições ruins com o atendimento adequado de água e esgoto, coleta de lixo e atendimento de energia.
O IBEU Municipal oferece também, como recorte analítico, o ranking do bem-estar urbano das capitais dos estados (Vitória, Goiânia e Curitiba, por exemplo, estão nas primeiras posições; e Belém, Porto Velho e Macapá ocupam as últimas).
Os dados mostram que são grandes os problemas urbanos dos municípios brasileiros. Talvez o principal seja o da infraestrutura urbana (pavimentação, calçamento, iluminação pública etc), já que 91,5% dos municípios estão em níveis ruins e muito ruins, correspondendo a 2.579 como ruins (46,3%), e 2.516 como muito ruins (45,2%).
Redação do Portal Canaã
Comentários com Facebook