Sementes e mudas de cerca de 70 espécies florestais nativas, frutíferas e ameaçadas de extinção estão sendo usadas na recuperação de áreas degradadas da Amazônia, em Ourilândia do Norte, no sudeste paraense. A iniciativa é realizada pela Vale há mais de 5 anos, no entorno do empreendimento de níquel Onça Puma, além de comunidades próximas à unidade mineral e em áreas de preservação ambiental no município. Ao longo de 5 anos do programa, já foram recuperados mais de 136 hectares – o equivalente a quase 140 campos de futebol. Deste total, neste ano, já foram revegetadas 34 hectares.
O engenheiro florestal Tércio Koehler, que trabalha em Onça Puma, destaca que um dos benefícios do programa é a preservação de espécies florestais e transmissão de sua genética para as futuras gerações, além da melhoria das condições das águas, já que a vegetação reduz o carreamento de sedimentos para as bacias hidrográficas da região.
“Os nossos filhos e netos poderão conhecer pássaros, animais e árvores, além de desfrutar do sabor de uma fruta e não somente ver uma foto nos livros, pois estamos criando condições para que isso aconteça no futuro”, complementa. A estimativa é de que, em 20 anos, as áreas que estão sendo revegetadas estejam em estágio avançado de recuperação.
Nascentes de rios foram identificadas e recuperadas na região
Ainda durante o período de implantação de Onça Puma, inaugurado em 2011, foram realizadas a identificação e a recuperação de 17 nascentes de afluentes de rios da região. Este trabalho incluiu o desassoreamento dos canais, a estabilização das margens das nascentes até o estabelecimento definitivo da vegetação do entorno, que foi plantada na sequência. Depois deste processo, as nascentes foram cercadas para evitar a entrada de gado, remanescente de antigas propriedades rurais.
Plantio de 53 mil mudas será feito ainda este mês
A Vale planeja reiniciar o plantio deste ano ainda este mês, no período chuvoso. Há mais de 53 mil mudas, de aproximadamente de 70 espécies florestais, em estoque no viveiro do Complexo Minerado de Onça Puma. As sementes foram coletadas no entorno do empreendimento Onça Puma e cidades vizinhas. Há sementes de espécies como Açaí, Bacaba, Bordão de Velho, Cajá, Cedro, Copaíba, Graviola, Ingá, Ipês, Jatobá, Sapucaia, Peroba, Urucum e Mogno, entre outras.
(Fonte:Diário do Pará)
Comentários com Facebook