Hoje homenageamos o radialista Elson Brito que comemora seus 41 anos de idade, boa parte deles dedicados à comunicação.
Elson Brito é paranaense de Maringá; onde nasceu em uma família de hábitos simples e poucos recursos financeiros. Seu pai sustentava a família com o trabalho na lavoura plantando diversas coisas. Sua mãe era professora e ela o trouxe ao mundo em um dia como esse em 1975.
Mas ele nem sempre atuou na área de comunicação, tendo iniciado como empacotador em um supermercado na cidade de Maringá. Porém sua força de vontade o fez estudar o que a cidade oferecia tendo feito curso de datilografia o que possibilitou mudar de ofício tornando-se auxiliar administrativo em um escritório de contabilidade. “Me interessei pelo ramo e cursei técnico em contabilidade”, conta Elson Brito.
Mas ele guardava dentro de si a paixão pelo, até então, desconhecido, O RÁDIO. Sentimento que nasceu e foi nutrido ouvindo os radialistas de sucesso na época nas rádios AM. Mas não entrou no mundo da comunicação como locutor, tendo iniciado como discotecário na Rádio Colméia-AM em Mandaguaçu – PR, cidade vizinha de sua cidade natal.
Daí a se tornar apresentador de um programa sertanejo noturno que ia ao ar de 20h as 22h foi uma questão de tempo, chave que abriu as portas para que ele se sagrasse como locutor em outras emissoras.
O radiojornalismo não foi, segundo Elson Brito, uma novidade para ele na Arara Azul, emissora que trabalha há nove anos. Pois tudo iniciou na rádio CBN, do Grupo Globo de Rádios, onde trabalhou por 5 anos na redação de jornalismo em Maringá.
Sua história em Parauapebas – Mas não foi a comunicação quem trouxe Elson Brito para Parauapebas há 13 anos. Sua experiência em contabilidade o fez ser convidado a administrar filiais de uma empresa que se instalou na região sul e sudeste do Pará e ainda algumas no estado de Tocantins. “Coincidiu que quando eu queria me desvencilhar da empresa chegou para Parauapebas a rádio Arara Azul –FM, quando recebi o convite e aceitei de pronto”, lembra ele, datando esse acontecimento como de março de 2007, quando começou apresentado o SOM DA TARDE; tendo passado por todos os horários da programação estreando, inclusive, o Dose Dupla na companhia de Faby Cristina.
Hoje, Elson Brito, comanda o Alerta 96, um matinal de notícias que vai ao ar de segunda-feira a sexta-feira de 8h ao meio dia.
Ponto de vista – Elson Brito lembra que quando iniciou no rádio não se tinha toda a tecnologia de hoje. “Os computadores e a internet não eram ferramentas nos estúdios nem nas redações, tudo era anotado, datilografado ou memorizado; e as notícias não chegavam em tempo real até a gente por um celular ou pela rede mundial de computadores”, lembra ele, detalhando que junto com a facilidade nasceu a responsabilidade de filtrar as informações, muitas infundadas ou distorcidas.
Porém o sonho de Elson Brito, conforme afirmado por ele, era apenas fazer entretenimento no rádio e nunca planejou fazer jornalismo. Mas depois da experiência na CBN passou sentir apego pela notícia, o que faz agora com maestria ficando entre os ouvintes que buscam no rádio entretenimento e os que preferem a informação.
Perguntado qual sua grande expectativa na vida profissional ele responde de pronto: “Aprender. Na expectativa de aprimorar e um dia consiga chegar a um grau melhor”.
Ele admite que mesmo depois de tantos anos exercendo a função de comunicador falta muito a aprender; o que ele diz fazer com cada amigo de profissão dos mais diversos segmentos.
Comentários com Facebook