Nesse final de semana em Parauapebas, nos dias 25, 26 e 27 de novembro no prédio da antiga câmara, aconteceu a realização da segunda mostra de teatro, Realizada pela ATP- Associação de Teatro de Parauapebas, constituída juridicamente por artistas da área, que hoje representa todos os grupos de linguagem teatral existente no município.
A segunda Mostra de Teatro de Parauapebas ,ocorri após um período de 11 anos, em que o município sentia a ausência de um evento do gênero, já que a primeira ocorreu em 2005, por iniciativa do professor Tonico Ferreira seu iniciante idealizador.Com a fundação da ATP em 2015, os artistas se sentiram motivados e algumas ações foram propostas, como as comemorações pelo Dia Nacional do Teatro. Entretanto a realização de sua mostra de teatro, sempre foi uma das bandeira de luta dos mesmos, inutilmente ao longo desses 4 anos os artistas, dialogaram com os sete gestores, que passaram pela SECULT– é isso não foi possível, fomos acimas de tudo desrespeitados. O referido evento cultural, ocorreu por iniciativa e apoio de seus militantes teatrais e colaboradores, somente. Explica o professor Doddy Amancio Coordenador da entidade
As três noites do referido evento, tiveram a casa cheia, isso mostra a força e persistência de seus envolvidos e ilustra bem o tema proposto da II Mostra “Teatro Resistências e Desafios ” cujas as problemáticas do setor cultural estão presente no fundo municipal de cultura, que era de 1 milhão e hoje não passa de 35 mil segundo a loa de 2017,isso mostra a ‘forma como a cultura de verdade no município vem sendo tratada.
As montagens de teatro, apresentadas nas três noites alegres do evento, refletiram um painel bem agradável das produções teatrais em evidencia na terra do minério, com peças que iam do universo gospel, como Grupo de Teatro Expressão Gênesis com a montagem Coração Vazio, até infantil, com o Grupo de Teatro com Bonecos Outro Mundo, que encantou as crianças com sua montagem’’ João sujinho’’ .Até temáticas mas serias como ‘’o segredo da corda ‘’de conteúdo GLBT e também ao cômico com a peça ‘’ Intimidades Domesticas ‘’da Cia de Teatro Atos e Retratos, que robou muito risos e gargalhadas da plateia . Ao todo foram 13 apresentações. A referida mostra, teve também homenagem a atriz e dançarina Erica Suane, componente da Cia de Teatro Outro Nivel , que foi brutamente assassinada recentemente, onde a comunidade artística, lhe prestou uma digna homenagem e também aos seus parentes, que se fizeram presentes. O evento foi encerado com um sorteio de brindes livros e cds, além da foto oficial dos participantes.
Segundo o professor Doddy Amancio a audiência de público as três noites do evento. mostra de forma clara, que teatro esta mais vivo do que nunca, mesmo com a ausência de 11 ano, que o município não via um evento de tal magnitude e que a terceira mostra de teatro para o ano, deve se eternizar como evento cultural e social da sociedade paraupebense. Estamos dando boas vinda a nova gestão, que ira iniciar e dizer, que o que o segmento cultural do teatro, quer agora é a transformação e reforma do prédio da antiga câmara, em um Cine Teatro Municipal .Essa será daqui para frente, a nossa segunda bandeira de luta conclui.
Comentários com Facebook