As principais mudanças no cenário econômico, político, social e cultural do Estado. E tudo com fichas, mapas, infográficos e projeto gráfico moderno. Esse raio-x do Estado e de suas principais mudanças e características estará no Anuário do Pará 2016/2017. Publicado pelo DIÁRIO desde 2010, o Anuário chega à sua 7ª edição, completamente atualizado. A publicação, única e pioneira no Estado, será lançada no próximo dia 14.
A edição 2016/2017 tem 845 páginas. Os dados estão divididos em nove capítulos de fácil consulta para promover o acesso de estudantes, pesquisadores e público em geral a todas as informações relacionadas ao Pará. “Este ano, estamos trazendo uma tabela que demonstra o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de cada um dos municípios paraenses, nos itens Renda, Educação e Longevidade”, explica a jornalista Emiliana Costa, editora da publicação. Por meio desses dados, descobrimos que a maioria dos municípios do Marajó têm IDH em Educação abaixo de 0,300.
Outra novidade desta edição é o quadro que demonstra as empresas de melhor desempenho e as maiores por setor nas regiões Norte e Centro-Oeste, apurado pela revista Valor 1000, de 2016. “Nesse capítulo também se revela que o Pará tem uma participação de 10,8% na receita líquida da região Norte”, detalha Emiliana.
Desde a 5ª edição, o Anuário passou a contar também com informações relativas ao meio ambiente, publicando o Mapa da Biodiversidade do Pará, um estudo do Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) que desvenda a Fauna e a Flora paraense. Ao longo das edições, o capítulo foi ampliado pelos pesquisadores do Goeldi, passando a denominar-se Diversidade Biológica e Sociocultural, e abrangendo também o componente humano, dados relativos à diversidade étnica, linguística e arqueológica do Estado.
A seção “Pará em Mapas” também traz novidades: esta edição ganhou três novos mapas: um que desvenda o PIB Municipal; outro que revela o Número de Eleitores por município e um terceiro que identifica a cobertura das equipes de Saúde da Família no Pará. Com isso, a seção passa a contar com 15 mapas.
(Luiz Flávio)
Comentários com Facebook