Neste sábado (8), será fundada a Associação dos Criadores do Pará (Acripará), com a escolha de sua 1ª diretoria. A missão da instituição será trabalhar na defesa do setor nos municípios paraenses. A reunião inaugural acontecerá no Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá, a partir das 8h.
A Acripará está sendo formada nos moldes da Associação dos Criadores do Mato Grosso (Acrimat) e visa estimular outros estados a tomar a mesma iniciativa. “No futuro, nosso objetivo é formar uma associação nacional, que defenda unicamente os interesses dos pecuaristas de corte do Brasil”, afirma Maurício Fraga, diretor do Sindicato dos Produtores Rurais de Marabá e do Sindicato Rural de Xinguara. Para Fraga, que é diretor da Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa), a importância de criar esta associação é centralizar, em uma única entidade, os interesses dos pecuaristas de gado de corte. “Temos outras associações, mas acabam divergindo opiniões entre os membros. Esta será unicamente para gado de corte.”
O Pará é um dos maiores produtores de bois vivos do Brasil. “Temos um setor sólido. Nosso Estado tem 21 milhões de cabeça de gado e precisamos ficar mais fortalecidos”, destaca Fraga. “Este setor está presente em todas as regiões e em todos os municípios paraenses”, afirma.
COMO PARTICIPAR
Para o pecuarista de gado de corte ser membro da Acripará, é necessário apenas estar cadastrado na Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).
(Roberta Paraense/Diário do Pará)
Comentários com Facebook