Portugal está trabalhando em uma nova forma para fomentar o turismo no país: a mineração. Com o objetivo de valorizar os recursos minerais e geológicos presentes em solo português, o governo criou diferentes rotas para que os turistas conheçam locais como minas, grutas, nascentes de rios, além de garimpar ouro em um rio que já foi utilizado na extração do metal precioso na época dos romanos.
Na região central de Portugal, no município de Aveiro, os turistas serão acompanhados até domingo (9) para conhecer in situ os trilobites gigantes de Canelas ou os icnofósseis de Cabanas Longas, localizados no entorno da Serra de Freita, onde também é possível aproveitar uma cachoeira.
Em Penamacor, cidade próxima a Cáceres, dentro da zona catalogada pela Unesco como o Geoparque Naturtejo, haverá visitas guiadas para conhecer as Grutas da Moeda e o seu Centro de Interpretação Ambiental, além de um passeio por alguns dos rios onde se extraía ouro.
Nas Minas de Castromil, localizadas no termo de Sobreira, próximo a Porto, os turistas terão como principal atrativo a possibilidade de garimpar ouro no interior de um rio, nos dias 5 e 7 deste mês, já que lá houve um assentamento romano que se dedicava a esta atividade.
E em Alcanena, cidade situada entre Lisboa e Coimbra, os turistas terão a possibilidade de visitar as grutas naturais do rio Alviela para descobrir como são os morcegos cavernícolas durante uma visita guiada prevista para sábado (8), além de comprovar as formações calcárias desta região com 175 milhões de anos.
Próxima desta paisagem e junto à costa atlântica estão as salinas de Rio Maior, que podem ser visitadas de forma guiada com vários especialistas, que vão explicar aos turistas como se forma o sal.
Outro dos atrativos desta rota que percorre o país são as minas de volfrâmio que há na Covilhã, numa região próxima a Salamanca. São minas ativas, umas das maiores minas subterrâneas do mundo, cujos minerais formam rochas de grande atrativo para os visitantes.
Lá, a conhecida como Loja de Cristais estará aberta ao público para que se possa conhecer diferentes formações associadas ao quartzo.
Também foram incluídos na rota do turismo minerário o Museu do Cantero de Alcains, o Museu do Quartzo de Viseu ou o Museu da Pedra de Cantanhede, no distrito de Coimbra, onde se podem ver todo o tipo de obras de arte antigas esculpidas em pedra.
A oferta estende-se também à região insular portuguesa, já que existe a possibilidade de organizar visitas guiadas por zonas de vulcões e campos de lava do arquipélago atlântico dos Açores, onde se pode ainda visitar as suas águas termais ou diferentes grutas de interesse geológico.
Além disso, entre os dias 4 e 9 está programada a exibição de documentários, conferências e laboratórios pedagógicos adaptados para crianças e idosos.
Notícias de Mineração Brasil
Comentários com Facebook