Foi apresentado na Divisão de Repressão ao Crime Organizado (DCRO), na manhã de ontem (21), em Belém, André Luiz de Assunção Gomes, 27 anos, homem que era procurado em 5 Estados do Brasil (Pará, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande do Norte e Espírito Santo) por envolvimento em assaltos a banco e arrombamento de caixas eletrônicos com o uso de maçarico. Contra ele havia 13 mandados de prisão.
Natural de Belém, ele foi detido no município de Castanhal, nordeste paraense, na tarde de última quinta-feira (20), durante uma abordagem de rotina por homens da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no KM 53 da rodovia BR-316, após ser flagrado com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH) falsa. Na sede da DRCO, em Belém, André não quis conversar com a reportagem, mas ficou bastante sorridente ao ver a própria foto publicada na edição do DIÁRIO de ontem.
De acordo com o delegado da Polícia Civil, Evandro Araújo, titular da DRCO, André apresentou documento falso com o nome de Adriano e estava com um ‘brucutu’, que é usado para esconder o rosto e utilizada geralmente por assaltantes de banco. “O delegado que o recebeu na Superintendência de Castanhal desconfiou porque dentro do veículo em que ele estava, uma L200, foi encontrado um ‘brucutu’. Ele me mandou a foto e o nome, que era falso, mas, quando vi a imagem, o reconheci. Ele possui 13 mandados de prisão em aberto e é procurado em 5 Estados”.
PASSEIO
Apesar de ser um dos homens mais procurados do país, morava em Fortaleza, no Ceará, e desta vez ele estaria em Castanhal a passeio, para visitar a mãe. “Nenhum outro material foi encontrado no carro, como maçaricos ou produtos para usar em assaltos. Na verdade, ele estava sozinho na ocasião da abordagem e contou que estava morando atualmente em Fortaleza e não veio para ‘trabalhar’, que na verdade é roubar, ele veio visitar a mãe, que mora em Castanhal e passar o fim de semana em Salinas, para gastar dinheiro de outros assaltos”.
Conforme o policial civil, André faz parte de uma quadrilha de assaltantes e outros membros já foram identificados dnas investigações. “O carro que ele estava está no nome de outro comparsa. Outros membros (do bando) são também conhecidos”. Segundo o delegado, além do crime de uso de documentos falsos, vários mandados de prisão foram cumpridos. “Ele foi autuado pelos crimes de uso de documentos falsos, em Castanhal, e foi dado o cumprimento aos mandados de prisão contra ele dos Estados do Espírito Santo e Mato Grosso. Há também uma sentença definitiva no Estado do Rio Grande do Norte e agora ele ficará à disposição da Justiça”, concluiu.
André foi encaminhado para o Centro de Recuperação Penitenciária do Pará III (CRPP III), onde ficará provisoriamente e aguardará a transferência para o Estado do Espírito Santo.
(Fabrício Nunes)
Comentários com Facebook