O último final de semana reuniu 124 jovens e 80 servos no 3° retiro “Jovens Sarados”, realizado pela Comunidade Vida Nova no Centro de Formação, que fica localizado na PA-160 entre Parauapebas e Canaã dos Carajás.
Com uma extensa programação o evento teve início na sexta-feira, 28, com saída da igreja São Sebastião ás 18hs até o Centro de Formação, na chegada foram acolhidos com entusiasmo e em seguida foram devidamente alojados.
Após um delicioso jantar os jovens foram direcionados ao auditório onde puderam ouvir uma reflexão com o tema “Eu sou jovem” ministrado por Lucas Torres, o momento foi de aprendizado e emoção, a noite seguiu com adoração com padre Patrick, suas lindas palavras inspiradas por Deus fechou a noite e encerrou o primeiro dia com sucesso.
Na manhã de sábado, 29, após o café da manhã reforçado os jovens iniciaram o dia com a santa missa ministrada pelo padre italiano Dom Roberto Sibani (padre Robertinho), que está de passagem pelo Brasil em viagem missionária. Após o almoço ainda de sábado, 29, foram liberados para o lazer com jogos e brincadeiras.
A tarde de sábado foi de muita animação e ainda puderam ouvir uma ministração sob o tema “Jovens e Seus Afetos”, foi um momento de reflexão sobre a vida, escolhas e consequências que acontecem principalmente na adolescência e juventude, que podem te fazer uma pessoa melhor ou destruir a sua vida. A noite uma grande festa a fantasia com o tema “Santos” animou os participantes.
O domingo, 30, iniciou com Circuito Radical, uma trilha pela mata cheia de desafios, os jovens ouviram ainda a palavra sob os temas “Jovens, templo vivo do espírito santo” e “Igreja, a casa da juventude, permanecer na fé”. Por volta das 18hs os jovens deixaram o Centro de Formação e seguiram para a igreja São Sebastião onde foram recebidos por parentes e amigos e ainda participaram da santa missa ministrada pelo padre Patrick.
O seminarista Ronald Eloi frisou a importância de servir, “estar a serviço de Deus é sempre um grande desafio e uma honra. Como foi dito numa pregação hoje mais cedo do Lucas é possível ser jovem e viver uma vida radical sem os artifícios mundanos, e quem ainda tem dúvida do quanto é bom este encontro, não custa nada experimentar” denotou Ronald.
Zania Romilda Coelho há 20 anos trabalhou com a comunidade Vida Nova na cidade de Cachoeira do Itapemirim, e agora irá servir na de Parauapebas. “Participar da Comunidade Vida Nova é um chamado, uma vocação. Na Comunidade não tem como não viver com intensidade a sua oração. Jovem não deixe o mundo tomar posse da sua vida a igreja precisa de jovens” disse a voluntária.
A jovem Layse Karina que esteve participando do evento falou da emoção que foi seu final de semana com cristo, “estou gostando muito de viver esse momento espiritual, superou todas as minhas expectativas”, disse Layse, afirmando ainda que esse será o primeiro de muitos que irá participar.
Os “Jovens Sarados” teve inicio há quatro anos em Cachoeira do Itapemirim de uma inspiração de Deus a José Carlos, fundador da Comunidade Vida Nova, a inicio se reunia na igreja um pequeno grupo de jovens que denominava-se “Juventude Santa”, ao surgir a necessidade de promover um encontro maior e mais profundo entre os jovens, nasceu o “Jovens Sarados”, sendo a terceira edição em Parauapebas este ano.
“Nós vivemos num mundo hoje, onde os jovens estão feridos, dilacerados pelo pecado pelas coisas que mundo oferece. O projeto Juventude Santa que desenvolve os “Jovens Sarados” é justamente um apelo de Deus em socorro a essas almas. A palavra misericórdia define os “Jovens Sarados”. Denotou Rosiane Favalessa, que atua hoje na comunidade Vida Nova de Parauapebas.
Para os participantes do retiro “Jovens Sarados” desde ano, o final de semana foi de reflexão, recomeço, e principalmente de aprendizado.
(Texto: Samara Guimarães/ Fotos: Samara Guimarães, Jussara Alves, Fenando Bonfim e Juvenilson Falcão )
Comentários com Facebook