Profissionais da rede púbica e privada de saúde de Parauapebas passaram por Capacitação em Vigilância e Controle das Leishmanioses, que podem apresentar riscos à saúde, aos animais e ao meio ambiente.
A capacitação ocorreu entre os dias 21 e 22 deste mês, no Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), e foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), por meio da Vigilância em Saúde e da Coordenação da Vigilância Ambiental. O curso se deu por meio de uma parceria com a Divisão de Vigilância em Saúde e Centro Regionais de Saúde (CRS), da Secretaria de Saúde Pública do Estado do Pará (Sespa) em Marabá.
Em palestra, a coordenadora Estadual Sobre as Leishmanioses e médica veterinária, Mônica Fadual, abordou vários tópicos como sintomas, causas e tratamentos das leishmanioses. “Nosso foco é orientar profissionais de Parauapebas, que estão aqui participando da capacitação. Uma vez que as leishmanioses são doenças de extrema delicadeza desde sua descoberta até sua cura”, explicou Mônica.
A enfermeira Indiana Silva, que participou da capacitação, achou muito proveitosa e interessante. Segundo ela, “o tema merece e precisa de conhecimento mais aprofundado”.
Texto: Janaina Ravanelli/Semsa
Fotos: Irisvelton Silva/Semsa
Comentários com Facebook