Organizada pela secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de saúde, a 12ª Conferência de Saúde ocorreu no período de 25 a 26 de agosto no auditório do centro Universitário de Parauapebas.
O evento contou com um público considerável que lotou as dependências do auditório, composto de profissionais da saúde e representantes de Organizações Não Governamentais. Prestigiaram o evento, a vereadora Eliene Soares (PMDB) e o deputado estadual Gesmar Costa (PSD).
A Conferência de Saúde acontece a cada dois anos. Nessas ocasiões as políticas públicas relativas à Saúde do município são debatidas e encaminhadas diretrizes que deverão ser colocadas em práticas pelo Poder Público.
O evento também escolhe os novos conselheiros que irão compor o Conselho municipal de Saúde por um período de dois anos e escolherá os delegados que representarão o município nas conferências estaduais e federal.
Fazendo parte da Mesa Diretora que abriu os trabalhos, na sua fala Gesmar citou os avanços que a saúde tinha alcançado nos últimos anos, com a construção de várias unidades de saúde, “gostaria de dizer que construção de hospitais, novos aparelhos, máquinas de hemodiálise, que tive o prazer de intermediar junto ao governo do estado para o município são medidas importantes, mas paliativas, o mais importante é o Poder Público dotar a cidade com rede de esgoto, contribuindo assim para implantarmos de vez a saúde preventiva”, disse.
Após a abertura, diversas apresentações culturais tiveram lugar. No dia seguinte foram debatidos temas como financiamento e gestão da secretaria de Saúde, além da escolha de delegados e a eleição do Conselho de Saúde.
Comentários com Facebook