Fico
Fonte da mais alta confiabilidade afirma ao Blog que o governador Simão Jatene (PSDB) já tomou sua decisão sobre o que fará na eleição deste ano. Ele permanecerá no governo para cuidar pessoalmente da continuidade do projeto do grupo liderado pelos tucanos, que já está no poder há quase 20 anos, somados os governos pré e pós-mandato de Ana Júlia Carepa (2007 a 2010).
Impasse
A decisão de não renunciar, abrindo mão de ser candidato nas eleições de outubro, se dará em virtude do imbróglio com o vice-governador Zequinha Marinho (PSC). Como se sabe, o vice não aceita outro destino a não ser assumir o governo para ser ele próprio o candidato a governador. E isso deve levar Jatene a cuidar pessoalmente do projeto de poder do grupo, continuando governador até 31 de dezembro, segundo a fonte.
Flexa candidato
Nesse projeto, o deputado estadual Márcio Miranda (DEM) é o nome ungido por Jatene para buscar nas urnas a chance de sucedê-lo no governo. E Flexa Ribeiro (PSDB) deve ser candidato à reeleição, apesar do disse-me-disse que “garante” que o atual senador foi abandonado. Sobram ainda a vaga de vice-governador e a segunda vaga ao Senado para as negociações com outros partidos.
Adiante
Aliás, apesar dos insistentes boatos também sobre a possibilidade de Márcio Miranda desistir de ser candidato ao governo do Estado, o deputado continua empolgado com a missão. E tem dito a quem lhe visita que é candidatíssimo e que acredita que dá para vencer essa eleição.
Desmentido
O último boato colocou o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho (PSDB), como substituto de Miranda na tarefa de disputar o governo. Possibilidade já rechaçada pelo próprio Zenaldo e por outras pessoas influentes do grupo político que governa o Pará.
Adesões
A pelo menos um interlocutor, Márcio Miranda disse, neste fim de semana, que tem pesquisas internas que mostram um quadro completamente diferente da pesquisa Ibope divulgada na última sexta-feira (16). E garantiu estar recebendo muitas adesões de lideranças de todo Estado, inclusive de gente filiada ao MDB.
Expectativa
Dois institutos paraenses registraram pesquisas no sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os institutos Doxa e Acertar já estão em campo e, neste fim de semana, novos dados da corrida eleitoral no Estado devem vir a público. Será que os números vão comprovar a pesquisa do Ibope ou vão destoar do levantamento do instituto?
Questionamentos
Os números do Ibope foram bastante contestados desde a sua divulgação. Tanto pelos dados em si quanto pelo contratante e o veículo de comunicação onde foram publicados. A pesquisa foi contratada pela Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa), presidida há “trocentos” anos por Carlos Xavier, um aliado antigo dos Barbalho, e divulgada pelo jornal da família.
Emendas
Brasília amanheceu, nesta segunda-feira (19), apinhada de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais de todo o país. É que o próximo dia 28 é o prazo final para o Congresso realizar a chamada aglutinação das emendas ao Orçamento. Ou seja, é a data em que se define o destino final do precioso dinheirinho colocado pelos parlamentares em favor dos Estados e municípios. Assim, quem quiser garantir uma fatia do bolo precisa correr.
Basta!
Em Jacundá, centenas de pessoas foram às ruas na tarde de ontem (19) para exigir o fim da constante troca de prefeitos no município. Por sucessivas decisões da Justiça e da Câmara de Vereadores, o prefeito José Martins de Melo Filho (MDB) e Ismael Gonçalves Barbosa (PSDB) vêm se alternando no poder, desde junho do ano passado.
Prejuízo
Igrejas e entidades decidiram protestar contra essa alternância de poder, que vem causando prejuízos à população, que se vê sem acesso a serviços básicos como saúde e coleta de lixo. Isso porque a cada vez que se troca o prefeito são mudados também secretários e outros servidores comissionados. E ninguém consegue dar continuidade a nenhum projeto ou aos processos cotidianos da administração.
Amnésia
Em Redenção, no sul do Pará, a Câmara de Vereadores silenciou quanto ao rumoroso e recente sumiço do prefeito Carlo Iavé Furtado (MDB). Supostamente, o prefeito fez uma viagem internacional sem a autorização do Legislativo, o que configura crime. Mas, depois que o prefeito retornou, a maioria dos membros da Câmara parece ter decidido esquecer o assunto.
Sem trégua
Diante do silêncio de seus pares, os vereadores Wagner Fontes (PTB) e Rodrigo Rocha Martins, o Rodrigo Universo(PPS), denunciaram o fato ao Ministério Público do Estado. Mal sinal para Carlo Iavé, já que o MP não tem aliviado nos últimos tempos e vem denunciando o prefeito em diversos processos, inclusive conseguindo que a Justiça decretasse o bloqueio de seus bens e contas bancárias.
Casamento?
Tudo indica que Helder Barbalho está contando com o apoio do PSD à sua pretensão de se candidatar ao governo novamente este ano. E tem a simpatia do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, para que o apoio seja concretizado. Mas, na seara local, as coisas parecem um tantinho complicadas para esse casamento realmente acontecer.
Complicações
Com exceção de Éder Mauro, que pode inclusive deixar o PSD para se filiar ao PSL e integrar de forma mais incisiva o projeto do presidenciável Jair Bolsonaro, o cenário não parece muito favorável a Helder no partido de Kassab. Joaquim Passarinho e Júnior Ferrari dão sinais de que devem apoiar Márcio Miranda ao governo. Sem contar que Miranda vem conversando também com o ex-governador Helenilson Pontes, uma das figuras mais proeminentes do PSD local.
Mais informações aqui
Comentários com Facebook