Quando criança eu sonhava ser um cowboy dos faroestes, com minha arma em punho defendendo os fracos e oprimidos. Depois passei a sonhar com a mega-sena acumulada. Hoje, sonho encontrar a “fonte da juventude”!
E obsessão? A obsessão consiste num desejo compulsivo e angustiante de conseguir um objetivo. Quando se torna compulsiva, incontrolável, que chega a perturbar o cotidiano, transforma-se em neurose!
Creio que a diferença entre o sonho e a obsessão esteja na razão, na capacidade de o ser humano controlar o desejo de ter algo, estabelecendo limites entre o possível e o impossível, dentro de sua condição e capacidade. Ou seja, a obsessão é um sonho incontrolável, tido como meta a ser atingida por qualquer meio, mesmo que prejudique outrem ou a si mesmo.
Quem não sonha em ser feliz? Ter saúde, vida longa e paz? O sonho do rico é ser amado e respeitado pelo que é, não pelo que tem. O sonho do pobre é ser rico. Claro que isto não é um sonho geral. Há ricos que sonham em ser mais ricos; pobres que sonham com uma vida digna, com comida, casa e saúde, sem maiores pretensões.
Há aqueles que sonham em passar no vestibular. Neste caso é preciso planejamento, estudo e força de vontade. Se você ficar sonhando em ser advogado, engenheiro ou médico sem estudar, vai dormir muito!! Para chegar lá, rico ou pobre, será necessário abrir mão das baladas, dos passeios dominicais, dos jogos no vídeo game, do namoro. Se você trabalha, terá de dormir tarde e acordar cedo para focar nos estudos. A isto chamamos SACRIFÍCIO, não obsessão. São esforços que serão compensados depois.
Alguns irão te chamar de obcecado pelo estudo, de doido, que você não sabe aproveitar a vida. A pessoa que você namora irá te deixar, seus amigos irão te esquecer e seu irmãozinho irá te odiar. Mas sua mãe e pai irão te apoiar. Seu cachorro continuará a balançar o rabinho quando você der as caras e te lamberá, cheio de amor… Isto não é obsessão, é determinação! Não é sonho, é acreditar na sua capacidade!
Quando os resultados do sacrifício aparecerem, terá valido a pena “segurar esta barra que é gostar de você”, ter vivido todas as privações e angústias na busca de um objetivo. Amanhã, quero cantar: “o acaso vai me proteger”, sem precisar dizer: “queria ter aceitado as pessoas como elas são, cada um sabe a alegria e a dor que traz no coração”, como disseram os “Titãs”.
Você sonha com algo, em ser algo, fazer algo? Pois vá atrás de realizar estes sonhos. Pelo menos você terá tentado! Ouse, tente, acredite!
Quando adolescente, eu era apaixonado por uma amiga. Sonhava casar com ela. Mas nunca tive coragem de me declarar. Uns 20 anos depois, reencontrei-a, casada, com filhos, feliz. Então revelei que fora apaixonado por ela. Ela quase me agrediu. “Idiota”, disse ela. “Eu também era apaixonada por você, mas não acreditava que fosse correspondida”! Ou seja, ambos falhamos em não acreditar nos sonhos, em não procurar meios de realizá-los.
Eu tenho sonhos… Meu problema é que, quando acordo, sigo minha vida, não sigo meus sonhos. Mas, até mesmo os sonhos, temos que controlar. Quem sonha muito, consegue pouco. Há que se realizar um sonho por vez.
Não deixe que seu sonho se transforme em obsessão, em um desejo incontrolável de realizar algo. Equilibre seus sonhos com os de quem você ama, compartilhe-os, mesmo que sejam ridículos. Procure transformá-los em realidade transportando-os para o plano da razão. Planeje, estabeleça metas, calcule os riscos. Lembre-se: é preciso sacrificar-se, a parte mais difícil!
Você sonha em ser bailarina? Ator famoso, atriz?
Conheço gente que sonha em ganhar na mega-sena, mas nunca jogou! Que sonha em ser jogador de futebol, mas nunca chutou uma bola; que sonha namorar a vizinha, mas nunca deu um “bom dia” para ela. Aí fica difícil. Isto não é sonho nem obsessão, é fantasia!
Como disse Steve Jobs: “Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço de seu futuro que deixa de existir”. Você é do tamanho do seu sonho. Sonhar algo que nunca existiu é uma boa forma de inventar.
Qual é o seu sonho? Hum… Pois saia da cama. Sonhos não têm pernas, você tem!
Comentários com Facebook