A produção de mel em Canaã dos Carajás vem crescendo ao longo dos últimos anos, com o apoio da Vale e outras instituições. Dados do IBGE revelam que, em 2013, o total de 2.700 quilos foram produzidos. Já em 2016, esse número subiu para 3.500 quilos.
Segundo a estimativa do presidente da Associação dos Apicultores (AACC), Luiz Rodrigues, a produção superou os 6 mil quilos, em 2017. Ele destaca que, entre os motivos para o avanço, estão os incentivos recebidos da Vale e Fundação Vale e a parceria com a Agência Canaã, a secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Produção Rural e o aumento no número de associados, que passou de 17 para 53.
Sustentabilidade
Os investimentos sociais realizados pela Vale na atividade envolvem doação de equipamentos, assistência técnica em parceria com o Instituto de Socioeconomia Solidária (Ises) e a construção da Casa do Mel, que será inaugurada ainda este ano. Entre os maquinários está o kit mel, composto por caixas, macacões, fumegador, botas e luvas, além de mesas desoperculadoras, centrífugas, decantadores com peneira e cilindro, que irão funcionar na Casa do Mel.
Para o gerente de Sustentabilidade do Complexo S11D, Leonardo Neves, ao apoiar iniciativas como esta, a Vale está colocando em prática sua missão de gerar valor sustentável para as regiões onde atua. “A nossa parceria tem como objetivo principal apoiar a diversificação econômica e a geração de renda no município. Ao mesmo tempo, é o reconhecimento ao trabalho sério e dedicado dos produtores de mel de Canaã”, afirmou. Vale
Comentários com Facebook