2018 foi exatamente na medida do meu querer. Quem determina os fatos é a minha atitude diante do que acontece comigo. Como muitas pessoas, deixei 2018 transcorrer por si. Nada fiz para alterar a velocidade e qualidade de minhas ações. Portanto, cheguei aonde eu merecia!
Muitos adiam a realização de um projeto, usando como desculpa a falta de tempo, de condições financeiras ou mesmo a falta de coragem. A isto se dá o nome de INCOMPETÊNCIA! O que a pessoa deixa de fazer é PRIORIZAR o que há de ser feito. SE o aluno quer passar no ENEM ou num concurso público, tem que dar prioridade a isto. Nada de descanso, festas, cinema, perder tempo com conversa fiada nas redes sociais. O único grupo a ser visualizado é o grupo de estudos. E, em grupo de estudos, o assunto é só o conteúdo programático. Qualquer que vier com correntes ou piadinhas, dever ser advertido e, na reincidência, excluído do grupo.
Se alguém prioriza viagens, festas e diversão, não vá incomodar aquele cuja prioridade é o trabalho ou os estudos. Respeite. Não há nada mais idiota e imbecil que ouvir: “que pessoa chata! Só pensa e estudar, trabalhar, depois morre e nada aproveitou!” Idiota é quem faz comentários deste naipe. Seu eu gosto de passar o domingo na frente da tv assistindo ao Faustão, problema meu! Tudo bem que você goste de uma piscina, uma ida ao shopping, cinema. Pode até insistir para que eu te acompanhe. Mas, se eu não quiser ir, me deixe. Não fique com peninha ou magoado. É o que quero fazer!
Mas, como nem tudo são flores, há que se ponderar sobre os fatos, sobre o que se deseja conquistar. Para tudo, existe causa e consequência. Quem só quer saber de estudar para passar em concurso ou ENEM, perderá amigos, deixará de aproveitar momentos únicos que poderiam ser vividos naquele momento da vida. No entanto, mais na frente, irá ter como consequência a aprovação desejada. Nova vida irá ser traçada. Os amigos e parentes que te abandonaram, serão abandonados. Terão que engolir sua nova fase e seu sucesso. Os verdadeiros amigos que sempre estiveram ao seu lado, não estarão mais. Provavelmente você irá para longe, perderá o contato com eles. Daí a necessidade da ponderação. Saber priorizar sem menosprezar quem te rodeia. É difícil, mas não impossível! Quem é o chato? Você que só quer estudar e trabalhar ou quem te convida para se divertir?
Não espere 2018 acabar para iniciar o que quer. Não deixe para começar a academia em 2019. Comece agora! Não deixe aquele exame de próstata ou dos seios para 2019. Faça-os agora. 2019 poderá ser tarde demais. Lógico: estes exemplos são apenas exemplos frente a tantas outras coisas que alguém deixa para o ano novo, sendo que pode começar já! Também, não siga meus conselhos ao pé da letra. Se a noiva quer casar agora, espere. Peça para ela um pouco mais de paciência. Festas de casamento custam caro. Melhor viajar, curtir a vida. E juntar mais grana para uma festa grandiosa! Se a esposa quer usar o décimo terceiro num vestido novo, diga que ela vai usá-lo só uma vez e depois irá doá-lo. Por isto, melhor comprar vinhos, cervejas e alugar um vestido! Há que se unir o útil ao agradável.
Brincadeiras à parte com as adoráveis mulheres, há que ponderar. Melhor casar nas festas de final de ano. Pense na economia! Uma festa só! Melhor dar o vestido para a esposa! A cara de alegria e satisfação dela te dará a chance de farrear com os amigos por um bom tempo.
O importante é ser feliz sem estragar a felicidade do outro. Temos que levar isto em consideração quando vivemos em sociedade! Viva o hoje na certeza da vida. E reserve um pouco para o amanhã, caso ele venha!
Feliz Natal! Um ano novo de força, fé, vigor e saúde!
Comentários com Facebook