Reconhecendo que a pessoa a ser homenageada prestou “relevantes serviços no município”, o vereador Luiz Castilho (Pros) apresentou na sessão ordinária da última terça-feira (18) o Projeto de Decreto Legislativo n° 17/2018, solicitando a concessão do Título de “Cidadão Honorário” ao pioneiro Augusto Francisco da Silva, conhecido popularmente como “Padre”.
Na justificativa da matéria, Luiz Castilho relata que Augusto Francisco tem 73 anos de idade e chegou a Parauapebas em 10 de dezembro de 1985, aos 40 anos de idade, quando a localidade ainda pertencia ao município de Marabá.
Casado, pai de quatro filhos e avô de 10 netos, Augusto Francisco e a família vieram de São José do Piauí ao Pará, onde se dedicou à atividade rural e ajudou ativamente na construção da Estrada “Jader Barbalho”, de 43 quilômetros de extensão, ligando a área urbana da vila à Colônia “Jader Barbalho”, da qual participou da demarcação dos lotes e da criação.
Augusto Francisco foi um dos pioneiros de Parauapebas e teve importante papel na colonização da zona rural do futuro município, com participação destacada na criação da Associação dos Pequenos Produtores da Gleba Ampulheta, em janeiro de 1995; da criação da Cooperativa Mista dos Produtores Rurais da Região de Carajás (Cooper), como sócio fundador, em 1997; e da criação da antiga Feira do Produtor, um grande passo para a comercialização do que era produzido no campo.
Destaca ainda Luiz Castilho que o homenageado considera como sua mais destacada atuação em favor do município a luta que abraçou, ao lado de outros, pela emancipação de Parauapebas, com muitas idas a Marabá, para se reunir com a Câmara Municipal, com o objetivo de convencer os vereadores a também abraçarem a causa, tendo conseguido sucesso.
A proposta para concessão de Título de “Cidadão Honorário” a Augusto Francisco foi aprovada por todos os vereadores. A data para entrega da comenda ao homenageado será marcada em 2019.
Texto: Waldyr Silva / Revisão: Nayara Cristina / Fotos: Chocolate/ Ascomleg
Comentários com Facebook