Natural de Jacundá, Wanterlor Bandeira chegou em Parauapebas em 1984, quando tinha apenas 17 anos de idade. No ano seguinte foi cumprir seu dever cívico com a pátria, tendo servido no 54º BIS – Batalhão de Infantaria e Selva, no município de Marabá.
Dever cumprido, Wanterlor retornou para Parauapebas, onde, já maior de idade, iniciou sua carreira profissional trabalhando na então Companhia Vale do Rio Doce, hoje mineradora Vale S. A.; vindo, logo em seguida, a ingressar no serviço público.
Sua história na vida pública sempre se inicia mais uma página de um novo capítulo cheio de desafios. O hoje, experiente senhor, que aqui chegou no fim da adolescência, é considerado “pau para toda obra”, sendo requisitado para diversos e diferentes setores. Recentemente foi empossado como Secretário Municipal de Obras, mas, antes foi Secretário Municipal de Segurança Institucional; um pouco mais atrás, coordenou o SAAEP – Serviço Autônomo de Água e Esgoto, foi Chefe de Gabinete da Prefeitura de Parauapebas; para ser diretor da Câmara preferiu ser antes vereador; e lá bem no início de sua carreira como servidor público trabalhou na Justiça do Trabalho.
Além de atender a todos, nas funções as quais desempenha, Wanterlor Bandeira ainda tem tempo para a família que constituiu aqui em Parauapebas; além de ser prestativo com os amigos sendo considerado um sujeito sempre bem-humorado. “Recebi recentemente o convite para assumir a secretária de obras, função que considero desafiadora, assim como as demais que já ocupei. Mas, minha intenção em cada uma delas é dar mais dinamismo e melhorar, fazendo com que os processos tenham uma fluidez melhor. E só aceito os convites por entender que é possível fazer mais e melhor”, explicou Wanterlor Bandeira, detalhando que o Município tem hoje aproximadamente R$ 130 milhões de obras licitadas, 10 delas devendo se iniciar tão logo o período chuvoso cesse.
As obras, em sua maioria, conforme relatos de Wanterlor Bandeira, trarão melhorias para a vida da população de bairros periféricos, entre eles, bairro Ipiranga, bairro Tropical, Liberdade, Nova Vida I, Nova Vida II, Complexo de Bairros da VS 10 e Complexos de Bairros Altamira.
Além de obras, ele conta que há outros problemas para resolver na cidade, citando como exemplo os burocráticos em loteamentos irregulares, onde precisam também inserir serviço de transportes público, transporte escolar além de inserir os serviços essenciais que são educação, saúde, saneamento e toda infraestrutura. “A ideia é que, com a chegada do verão, tudo saia do papel se tornando frentes de serviços. Sendo elas no bairro Tropical/Ipiranga que deverão receber R$ 25 milhões em serviços de drenagens, canalização e asfalto e em outros pontos da cidade fazer obras de humanização”, contou Wanerlor, detalhando a construção de canteiros e ciclovias melhorando a circulação de pedestres.
Na área de educação, ele contou que várias escolas serão construídas, entre elas, as Escolas Irmã Doroth Stang e Mário Lago, respectivamente. Mas, como obra de impacto no visual da cidade ele cita a duplicação da Rodovia PA 275, na entrada de Parauapebas, além da remoção do viaduto que dará lugar a uma grande rotatória que melhorará o trânsito da cidade; além de melhoria no acesso para o Complexo de Bairros VS 10. O bairro Novo Brasil também será agraciado com uma praça e a construção da ponte que voltará a dar acesso daquela comunidade a outros bairros. Além de reformas em logradouros públicos em vários pontos da cidade.
A operação tapa buracos, conforme informações prestadas por Wanterlor Bandeira, será retomada e asseverada neste período de estiagem devendo contemplar todas as ruas da cidade; devendo ser em seguida criado o SERVIÇO DISK TAPA BURACO, dando oportunidade para o cidadão avisar à SEMOB – Secretaria Municipal de Obras, onde está iniciando um buraco para que assim possa resolver antes que o problema cresça junto com o buraco.
Quanto às áreas que, costumeiramente, sofrem ações das chuvas formando alagamentos, o secretário de obras explicou que estão todas inclusas no PROSAP, devendo passar por drenagens que trará de vez a solução para o caso. A exemplo do Mercado Municipal do Bairro Rio Verde e diversos outros pontos da cidade.
Mas, não é apenas a população da cidade que será contemplada com a realização de obras e a recuperação de outras. A zona rural também receberá serviços de recuperação de estradas e pontes, danificadas pelos dois anos com intenso inverno. As estradas vicinais receberão quatro pontes em concreto, além das sete já construídas em concreto e duas em madeira. As vilas Sansão e Paulo Fonteles, respectivamente, receberão obras de pavimentação asfálticas nas ruas com meio fio e drenagem; e ainda nas vias que melhorarão o acesso. “Já está licitado também o asfaltamento da via que liga Parauapebas à vila Carimã; uma via com extensão de 35 quilômetros que, após asfaltada, reduzirá o problema no período de chuvas o que nos possibilitará focar a atenção em manter os ramais de acesso ou estradas secundárias”, planeja Wanterlor. “De mim podem esperar muito trabalho, dedicação, carinho, zelo e cobrança. Mas, podem também cobrar do secretário que fará o máximo para fazer trabalho de qualidade para durar mais”, garante Wanterlor Bandeira.
Informações: Chocolate
Texto: (Francesco Costa)
Fotos: Chocolate Chocopeba
Comentários com Facebook