Um relatório de produção da mineradora Vale, divulgado nesta quarta-feira, 8, mostra que a produção de minério de ferro da empresa caiu 11,1% somente neste primeiro trimestre de 2019, se comparado com o mesmo período do ano passado.
Outra queda registrada são nas vendas de minério de ferro, que caíram 22,2% entre janeiro e março, em comparação com o primeiro trimestre de 2018, resultando em uma redução da produção que passou a ser de 55,416 milhões de toneladas.
Como justificativa para as quedas na produção e vendas, a mineradora aponta rompimento da barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, no dia 25 de janeiro, já que devido à ruptura da barragem, a empresa teve que suspender produção em diversas unidades. A sazonalidade climática, com volume de chuvas mais fortes do que o normal, também é apontada como um fator para a redução.
No caso de pelotas, a Vale informou queda de 4,7% na produção do primeiro trimestre ante igual trimestre em 2018, para 12,174 milhões de toneladas. Na comparação com quarto trimestre de 2018, a queda foi de 23%. O desempenho também foi influenciado pela ruptura da barragem em Brumadinho, além de paradas programadas nas unidades de Tubarão, no Espírito Santo; e em Omã, na Península Arábica.
No caso de carvão, a produção atingiu 2,213 milhões de toneladas, queda de 9% ante primeiro trimestre de 2018; e recuo de 28,8% ante quarto trimestre de 2018. Estes recuos foram influenciados por fortes chuvas no trimestre, detalhou a Vale.
Fonte: G1
Comentários com Facebook