Lanches intermediários ricos em nutrientes ajudam a manter a disposição e a concentração.
Refrigerantes, bolos, doces e frituras, ricos em açúcar e gordura, devem ser substituídos por alimentos mais saudáveis, ricos em nutrientes para manter a disposição durante a aula e a concentração nos estudos (veja sugestões de cardápio abaixo).
Segundo a médica Elisabete Almeida, um bom lanche entre as refeições, principalmente no intervalo entre as aulas, garante o um bom funcionamento do metabolismo, digestão e absorção dos nutrientes.
Crianças que pulam o café da manhã são mais propensas a engordar ao longo da vida
Ela alerta que os lanches devem conter pelo menos um alimento rico em proteínas, um alimento rico em carboidratos e um alimento de origem vegetal, podendo ser frutas, verduras ou legumes. Elisabete observa que os lanches intermediários da manhã e tarde, devem suprir de 10% a 15% das necessidades nutricionais diárias, variando conforme o consumo alimentar nas demais refeições principais.
— É importante também incluir uma garrafa de água para que a criança possa consumir durante a aula, garantindo a necessária hidratação.
Exemplos de cardápios para lancheiras saudáveis*
— 200 ml de bebida à base de soja sabor chocolate; 1 bisnaguinha com creme vegetal; 1 banana maçã.
— 180 ml de bebida láctea sabor pêssego; 4 biscoitos tipo cream-cracker; 1 ameixa vermelha
— 1 caixinha de água de coco, 2 fatias de pão de forma integral; 1 colher (sopa) de patê de ricota temperada; 1 fatia de melancia cortada em cubinhos.
— 200 ml de suco natural de manga; 1 bisnaguinha; uma fatia de queijo branco; 1 maçã pequena
Do R7
— 1 caixinha de água de coco; 4 biscoitos tipo maisena; 1 queijo processado; 1 cacho pequeno de uva
* Os lanches indicados têm entre 217 e 300 calorias e as quantidades podem variar conforme a necessidade de cada criança
Comentários com Facebook