Blitze com panfletagens educativas em variados pontos da cidade, atividades lúdicas em escolas e conscientização em estacionamentos privados de uso público sobre vagas especiais fizeram parte da programação da Semana Nacional de Trânsito, realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito e Transporte (DMTT) de 18 a 25 deste mês.
Para o coordenador do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET), Milton Lima, o objetivo da campanha educativa foi alcançado. “Hoje, finalizamos a Semana Nacional de Trânsito, mas o trabalho não para. A conscientização é contínua, pois o lema do DMTT é preservar vidas”, destaca.
Para a ação de conscientização sobre uso de vagas especiais, o NET contou com a participação de membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Parauapebas (CMDPDP). “Essa ação é para que os condutores de veículos respeitem, de fato, as vagas para as pessoas com deficiência e idosos. É uma multa gravíssima de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação, com multa no valor de R$ 293,00”, comenta o presidente interino do CMDPDP, Geová Botelho.
O condutor Wylhams Fernandes reforça a importância da ação. “Às vezes, a gente chega com o nosso carro e pensa: ah, não vai ter nenhum cadeirante agora, então vou colocar na vaga, aqui, rapidinho. De repente, a pessoa que chega precisa. Então, vai ter que percorrer uma longa distância. Eu acho interessante que as pessoas se conscientizem e saibam se colocar no lugar do outro. Pra gente não faz muita diferença andar 100 metros, mas para um cadeirante e um idoso faz. Quero parabenizar pela ação, muito bom”, diz.
Quem também recebeu aprendizado sobre as regras de trânsito foram os alunos do Colégio Adventista. Crianças de 3 a 7 anos participaram de atividades lúdicas com agentes do NET. “A visita foi muito importante para a nossa turminha. Depois que as crianças tiveram esse contato com a equipe do DMTT, se sentiram guardas de trânsito. Começaram a falar que vão instruir o papai e a mamãe sobre o uso da cadeirinha e do cinto de segurança. Então foi uma influência sensacional para elas”, fala, entusiasmada, a professora de Educação Infantil, Reniara Felício.
Em Parauapebas, a Semana Nacional de Trânsito foi realizada com o tema Perceba o Risco. Proteja a Vida! e enfatizou a campanha educativa do Movimento Maio Amarelo, que também atua em prol da redução de acidentes no trânsito.
Texto: Sara Dias
Fotos: Orion Lima/Renato Resende/Cicely Raychel
Assessoria de Comunicação/PMP
Comentários com Facebook