A vacinação contra o COVID-19 teve início no dia 19 de janeiro, inicialmente Parauapebas recebeu 2.296 doses do Ministério da Saúde, das quais 1.051 foram aplicadas nos indígenas e o restante em 40% dos profissionais de saúde que atuam na ala da Covid, UTIs, UPA e Pronto Socorro Municipal.
No dia 10 de fevereiro o município recebeu mais 2.652 doses de vacinas CoronaVac para o prosseguimento da Campanha Nacional de Vacinação. Devido ao pouco quantitativo de doses recebidas comparado ao número populacional de Parauapebas, a vacinação segue à passos lentos.
O governo municipal afirmou que não é uma questão financeira, mas sim da garantia dos estoques dos laboratórios que ficam sem o imunizante, devido a grande quantidade de pedidos de todo o Brasil.
O Jornalista Waldir Silva foi um dos muitos a receber a primeira dose em Parauapebas e comemora a imunização. “Eu tenho 70 anos e recebi primeira dose da vacina. Se sentir protegido de uma doença que tem matado milhares de pessoas é muito importante, principalmente para os grupos de risco e para os profissionais da saúde. Peço que quando chegar sua faixa etária se vacine, proteja você a sua família”, disse.
Segundo dados, em Parauapebas 4.904 (quatro mil, novecentos e quatro) pessoas foram imunizadas, dados apontam ainda que até a manhã desta terça-feira, 30, foram distribuídas 1.096.940 (um milhão, noventa e seis mil e novecentas e quarenta) doses da vacina em todo o estado, dessas 506.67 (quinhentos e seis mil e sessenta e sete) já foram aplicadas. 408.478 (quatrocentos e oito mil e quatrocentos e setenta e oito pessoas) já receberam a primeira dose, dessas 97.589 (noventa e sete mil e quinhentos e oitenta e nove já receberam a segunda dose.
Os riscos de agravamento e óbito pela covid-19 e de vulnerabilidade social orientam a definição dos grupos prioritários delineados no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, que tem como objetivo promover a redução de morbimortalidade causada pelo novo coronavírus, bem como a manutenção do funcionamento dos serviços essenciais.
Confira mais informações dos dados do Pará e em todo o Brasil no link
https://viz.saude.gov.br/extensions/DEMAS_C19Vacina/DEMAS_C19Vacina.html
Redação
Comentários com Facebook