Que tal você aproveitar esse momento difícil de pandemia para aprender um pouco mais pela internet e agregar esse conhecimento aos seus negócios? A motivação parte da Sala do Empreendedor da Prefeitura de Parauapebas e do Sebrae, que, em parceria, trabalham para que empreendedores não desanimem frente a uma das maiores crises de saúde vividas pelo planeta.
“E nada melhor que aproveitar esse tempo para fazer excelentes cursos on-line oferecidos pelo Sebrae, que é o principal parceiro da Sala para especialização do empreendedor, para que ele aprenda a cuidar do seu negócio, aprenda a investir melhor e para que aprenda também sobre as novidades no mercado”, aponta o coordenador de Empreendedorismo, João Evandro Coutinho.
Para participar dos cursos, que são gratuitos, basta acessar o site sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline e escolher entre mais de uma centena de cursos, com cargas horárias que vão de 1 a 50 horas. Você quer aprender a turbinar o seu negócio? Ou saber como expandi-lo? Tem tudo lá na página.
Há outros temas interessantes, entre os quais “Marketing Digital”, “Como controlar o fluxo de caixa”, “Como vender pela internet na crise do coronavírus”, “Atrativos Turísticos”. Evandro Coutinho diz que são temas pensados estrategicamente “para que o empreendedor aprenda, por exemplo, a empreender, a como visualizar sua ideia e colocá-la no mercado de trabalho, aprenda a gerir pessoal e tudo o que é necessário para o crescimento e sucesso de qualquer negócio”.
Expansão on-line
Inaugurada em dezembro de 2018 pela Prefeitura de Parauapebas, a Sala do Empreendedor oferece cursos presenciais periodicamente aos microempreendedores individuais (MEIs), micro e pequenos e empreendedores. Mas devido à pandemia teve que suspender tudo.
A saída para que os empreendedores não parem é mostrar para eles que aprender pela internet tem feito bastante diferença. E positiva para quem resolveu investir em vendas on-line. Pesquisas feitas por várias instituições mostram que o chamado e-commerce nunca cresceu tanto em todo o mundo.
No ano passado, no Brasil, o volume de pedidos pela internet saltou de dois milhões para seis milhões. Mais de dez milhões de brasileiros usaram a compra on-line pela primeira vez. Segundo a Mastercard SpendingPulse, o e-commerce cresceu 75% em 2020, comparando-se a 2019.
“As vendas on-line têm crescido substancialmente desde o ano passado. É algo que chegou para ficar, mesmo com o fim da pandemia. Então, é aconselhável que o empreendedor faça, entre outros cursos, o de Marketing Digital, para aprender os caminhos de venda pela internet”, orienta a gerente regional do Sebrae em Parauapebas, Ana Suzi Rego.
Com o aprendizado, naturalmente aumentam as chances de os negócios avançarem. Mas, conforme observado pela gerente do Sebrae, é preciso que o empreendedor se dedique para fazer a diferença no mercado.
Ao destacar a importância da parceria com o Sebrae, Evandro Coutinho diz que a proposta da prefeitura “é que mesmo neste momento de pandemia a gente consiga entregar conhecimento para quem quer empreender, vencer, para quem quer gerar emprego em nosso município”.
- Texto: Hanny Amoras
- Arte: Ascom/PMP
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