Ela precisa encontrar um doador de medula óssea compatível e pode ser você!
O cadastro é rápido e pode ser feito no hemocentro mais próximo. Procure o Hemopa e doe!
#sejadoador #salvevidas #estamoscomvocedebora
Como doar!
O que é medula óssea?
É um tecido líquido-gelatinoso que ocupa o interior de alguns ossos, mais conhecido como “tutano”. É ela quem fabrica os componentes do nosso sangue.
Quem precisa?
Qualquer pessoa – criança, adolescente e adulta – portadora de doenças hematológicas, principalmente leucemia.
Por que ajudar?
A chance de encontrar um doador compatível é de 25% entre irmãos de mesmo pai e mesma mãe. A compatibilidade entre não familiares é de 1 em 100 mil. No Brasil, devido á miscigenação, as chances são ainda menores. É aqui que você pode ajudar.
É simples. Se você tem entre 18 e 55 anos, procure o Hemocentro de sua cidade, leve um documento de identificação com foto, cadastre-se e doe 5ml de sangue. O sangue coletado será enviado para testes laboratoriais específicos, chamando exame de histocompatibilidade.
O REDOME – Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – vai cruzar a informação de sua identidade genética com a dos pacientes á espera de um transplante. Se você for compatível, pode comemorar! Você vai doar uma vida!
Como é feita a doação.
Quando confirmada a histocompatibilidade, o voluntário é contatado. A doação é feita no hospital, através da aspiração do “tutano” do osso do quadril. O doador permanece 24h hospitalizado, em observação. Após uma semana, sua medula óssea estará como antes. Totalmente recomposta.
Atenção!
Mesmo que você tenha ou já tenha tido hepatite, hipertensão, diabetes, colesterol alto entre outras doenças, você pode doar. Só quem já teve ou tem câncer ou é portador do vírus HIV não pode. E não esqueça; a medula é retirada do osso do quadril e não da coluna!
Endereço HEMOPA:
Av. Serzedelo Corrêa 2109, Ou no Hemocentro
Belém – PA de sua cidade.
(91) 3242-9100/ 0800 280 8118
Comentários com Facebook