Um aplicativo e uma plataforma online gratuita foram lançados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) esta semana para fornecer informações de soluções tecnológicas sustentáveis para serem desenvolvidas na Amazônia. De açaí a tambaqui, as ferramentas mostram, atualmente, 131 soluções tecnológicas para 50 produtos agropecuários da região.
Com o serviço, é possível fazer buscas por município ou conjunto de municípios, e visualizar espacialmente as tecnologias, em um mapa interativo, acessando todas as informações disponíveis sobre elas.
No caso do aplicativo, batizado de ‘Tec Amazônia’, é possível utilizar o GPS do celular para identificar a localização do usuário e exibir os produtos e serviços da Embrapa disponíveis para a região onde ele está.
A tecnologia funciona inclusive off-line para facilitar o acesso de produtores e extensionistas agropecuários. Ele está disponível para Android e também IOS.
Tecnologia para preservar
Para cada solução tecnológica, as ferramentas exibem uma descrição, informações de onde encontrar e links para download de materiais.
“Com essas ferramentas, buscamos facilitar o processo de identificação e aplicação das tecnologias pelo produtor rural, pelo extensionista, pelos agentes públicos, por todos os interessados em saber de que soluções a Empresa dispõe para adoção no bioma Amazônia”, afirma Daniela Maciel, da Embrapa Territorial.
Já na plataforma web, a página inicial da pesquisa por municípios ilustra, em uma espécie de “colcha de retalhos”, os produtos que possuem maior número de soluções tecnológicas disponíveis. Os bovinos são campeões, seguidos de café canéfora e peixes, mandioca e madeira.
Outros itens da mesa de todos os brasileiros também ganham destaque: arroz, feijão, banana, milho e leite. E os produtos regionais não ficam de fora: castanha-do-pará, açaí, tambaqui e copaíba.
De acordo com o Balanço Social 2020 da Embrapa, as tecnologias desenvolvidas pelos centros de pesquisa localizados na Amazônia estão em 9,47 milhões de hectares na região.
Para Daniela Maciel, “a tecnologia é uma importante ferramenta para gerar renda, melhorar a produtividade e preservar o bioma Amazônia”.
A pesquisadora Michelliny Bentes, da Embrapa Amazônia Oriental (PA), afirma que a visualização territorial das cadeias produtivas e das tecnologias existentes contribuem para o ensino, a pesquisa e extensão no meio rural. “É uma plataforma que agrega informações e tenho certeza de que será muito útil para técnicos, estudantes, pesquisadores, gestores e parceiros institucionais”, avalia.
A expectativa é que as ferramentas sejam utilizadas não só por produtores rurais, mas também por equipes da extensão agropecuária. Antes do lançamento, elas foram testadas por 15 extensionistas dos estados do Acre, Pará e Rondônia.
Filtros e acesso off-line
A busca de tecnologias por produto agropecuário é uma das possibilidades das ferramentas, que também permitem filtros por tipo de solução e o cruzamento de dados referentes a produtos e localidade. Por exemplo, ao selecionar “madeira”, na plataforma web, o usuário obtém 11 soluções tecnológicas.
Para cada tecnologia encontrada no aplicativo ou na plataforma web, o técnico vai descobrir onde ela está sendo aplicada, vai acessar cursos de capacitação, publicações, vídeos e cartilhas no momento da ação no campo.
“É tudo o que se busca em uma ferramenta: é fácil, barata e pode ser acessada em poucos cliques. Isso é revolução na agricultura”, acredita o pesquisador Everaldo Nascimento.
A plataforma web e o aplicativo Tec Amazônia são resultados do projeto Interação, intercâmbio e construção do conhecimento e comunicação nos projetos do Fundo Amazônia (Amazocom), um dos 19 projetos executados pela Embrapa que compõem o Projeto Integrado da Amazônia (PIAmz).
O PIAmz é financiado pelo Fundo Amazônia e operacionalizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em cooperação com o Ministério do Meio Ambiente.
Comentários com Facebook