A Praça da Juventude, em Canaã dos Carajás, no sudeste do Pará, foi transformada em uma galeria de arte a céu aberto. Diversos painéis de grandes dimensões foram produzidos por seis artistas paraenses, selecionados na segunda etapa do projeto Arte em Cores: Ana Carolina Reis Ferreira Gomes, Diana Serra Santos (Ártemis), Elisvaldo Mendes de Lima (Vado Mendes), Fiama Rodrigues Silva, Matheus Feitosa (Dash) e Yure Nicolau Ferreira Oliveira Goulart.
Os painéis representam a diversidade criativa da região, valorizada pela arte urbana em suas diferentes formas, principalmente graffiti. As obras revitalizaram o espaço da praça para além de um local de lazer e encontros, como também de inspiração e cultura. Este é um resultado da 4ª edição do Arte em Cores, viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realizado pelo Ateliê 22 e Ministério da Cultura.
Confira algumas fotos dos painéis produzidos pelos artistas paraenses.
Trajetória do Arte em Cores
Desde 2020, o Arte em Cores dedica-se a conectar pessoas e visibilizar o talento e a criatividade de artistas visuais do Maranhão e do Pará, bem como promover ações de capacitação e estimular a economia criativa. Ao longo de três edições, 175 artistas foram beneficiados e, além dos trabalhos individuais realizados em diversas cidades de ambos os estados, 7 grandes murais coletivos já foram produzidos em Açailândia (MA), Alto Alegre do Pindaré (MA), Buriticupu (MA), Belém (PA), Marabá (PA), que recebeu dois murais, e Parauapebas (PA).
O projeto também está disponível online, na Galeria Virtual do Arte em Cores, que reúne fotografias de todas as obras já realizadas, em uma exposição online que amplia o acesso à produção artística. Em 2024, o projeto chega à sua 4ª edição, dando continuidade ao histórico de sucesso na valorização da arte urbana. O Arte em Cores é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio do Centro Cultural Tatajuba e realizado pelo Ateliê 22 e Ministério da Cultura.
Texto: Alessandra Barreto
Comentários com Facebook