Ele fez história nos movimentos estudantis; conhece os corredores da Assembleia Legislativa do Pará; e como poucos participa do planejamento e das decisões políticas do Município nesta gestão.
Trata-se de Alberto Sousa, que há 16 anos decidiu que Parauapebas seria sua cidade, pela qual lutaria e aqui criou laços em suas lutas na militância estudantil. O jovem deixou suas marcas na história da categoria, sendo presidente UESP (União dos Estudantes do Sul e Sudeste do Pará); após foi eleito em Belém presidente da UPES (União Paraense dos Estudantes); e logo depois foi eleito vice-presidente da UBES (União Brasileira dos Estudantes) em um congresso em Juiz de Fora-MG. Enquanto estudava e militava nas causas estudantis, ele trabalhava em Carajás como Menor Aprendiz, programa da Vale, na época Companhia Vale do Rio Doce.
Após adquirir experiência na militância estudantil, Alberto foi para Belém, onde se formou em Administração, e lá trabalhou na ALEPA (Assembleia Legislativa do Pará) como Assessor Parlamentar dos deputados estaduais Claudiney Furman, Martinho Carmona e Fernando Coimbra, respectivamente.
Com toda esta bagagem voltou para Parauapebas e em 2012 esteve na linha de frente da coordenação de campanha vitoriosa de Valmir Mariano, tendo sua participação garantida também no governo. Foi Assessor Especial no Gabinete do prefeito Valmir Mariano onde fez um excelente trabalho, motivo pelo qual foi nomeado diretor do DRC (Departamento de Relações com a Comunidade).
E foi no DRC que Alberto Sousa demonstrou seu desempenho e empenho em favor dos problemas sociais do Município se envolvendo nas soluções de problemas que afetam a comunidade.
Uma das diversas e importantes ações comandadas por Alberto Sousa foi o ‘Programa Prefeitura nos Bairros’, em cuja oportunidade ofereceu para a comunidade dos respectivos bairros diversos serviços, como: emissão de RG, orientações ao consumidor pelo Procon, atendimento da Ouvidoria Municipal, palestras e testagem rápida de DST/AIDS, dentre outras. Durante sua permanência no comando do DRC mais de 20 mil pessoas foram atendidas.
Hoje com 38 anos de idade, o maranhense do Codó, pretende continuar contribuindo com a organização e crescimento do Município e a forma que encontrou foi lançando sua pré-candidatura a vereador. “Quero fazer um trabalho com mais legitimidade tendo meu lugar garantido pelo voto popular”, diz Alberto, tendo como projeto um parlamento atuante, unido com o Poder Executivo para melhorar a vida das pessoas; e que proponha soluções aos problemas do povo.
Mas ele admite que não será nada fácil conquistar a almejada cadeira no legislativo, pois diz saber que a política de Parauapebas é muito acirrada; mas acredita ser possível moralizar e ganhar a credibilidade da população, o que pretende fazer com muito trabalho e dedicação. “Coloquei meu nome à disposição do meu partido (PSD) porque tenho boas ideias e projetos para o desenvolvimento de Parauapebas”, conclui Alberto Sousa.
(Francesco Costa)
Comentários com Facebook