Militares do 5º Grupamento de Bombeiros conseguiram debelar um incêndio que vinha consumindo uma área de mata nativa dentro do Parque Estadual Serra dos Martírios/Andorinhas (Pesam), em São Geraldo do Araguaia, sudeste do Pará. A ação veio em resposta a uma solicitação da gerência do parque ambiental. Os bombeiros também orientaram moradores das três vilas e dos dois projetos de assentamento localizados na Área de Proteção Ambiental (APA) Araguaia sobre prejuízos e males causados pelo uso do fogo na agricultura.
A guarnição passou uma semana em atividade de campo na região do Pesam e percorreu cerca de 145 quilômetros em ação preventiva. Durante as atividades de campo os bombeiros ministraram palestras de sensibilização ambiental e prevenção contra incêndios florestais nas comunidades, disponibilizando números telefônicos para contato com a polícia, bombeiros e o órgão ambiental do município.
Durante reunião com o comandante do 5º GBM, Major Jayme Benjó, em Marabá, o gerente da Unidade de Conservação, Ernildo César da Silva Serafim, explanou as dificuldades vivenciadas no Pesam e na APA Araguaia em relação à falta de equipe para combater os incêndios florestais, sobretudo no período crítico, que compreende os meses de julho, agosto e setembro. “O Major Jayme Benjó compreendeu a importância das unidades para manutenção da biodiversidade regional e foi solícito em nos atender em caráter emergencial”, explicou Serafim.
O monitoramento da área vai continuar por meio de análise de imagens de satélite e fotografias, e se necessário, um sobrevôo na região para definir a melhor estratégia de combate a incêndios na área protegida.
(Fonte:DOL)
Comentários com Facebook