A presidência da Câmara Municipal de Parauapebas encaminhou para a Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa de Leis uma denúncia contra supostas irregularidades e negligências contra pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município. A Denúncia nº 4/2023, feita pelo senhor Elanilson Fernandes de Sousa, foi lida na sessão ordinária de terça-feira (19).
No documento, o denunciante relata situações como não atendimento a usuários, perda de prontuário médico, atraso na aplicação de medicações, assim como falta de medicamentos. Ainda segundo o denunciante, o Hospital Geral de Parauapebas (HGP) tem sido incapaz de atender pacientes psiquiátricos em situações de emergência, sobrecarregando ainda mais o CAPS.
Elanilson Fernandes de Sousa ainda argumenta que a ala psiquiátrica do CAPS não conta com profissionais o suficiente para esse tipo de atendimento. “Os pacientes estão sendo tratados como animais na ala psicossocial do HGP, sendo amarrados em leitos através de ataduras e sendo medicados por profissionais que não conhecem a situação do paciente”, traz o texto da denúncia.
Com o encaminhamento da denúncia, os membros da comissão agora vão apurar as supostas irregularidades para que o Legislativo possa tomar as providências cabíveis.
Texto: Nayara Cristina
Comentários com Facebook