A Câmara Municipal de Parauapebas (CMP) entrou para a história nesta quinta-feira (24), ao se tornar a primeira Casa de Leis, fora da capital Belém (PA), a oferecer o curso superior de Tecnologia em Gestão Pública na modalidade presencial. A formação é resultado de parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).
A aula inaugural, realizada na tarde desta quinta-feira no plenário central da CMP, foi uma cerimônia festiva, que contou com a presença dos alunos, mas também da comunidade que lotou o auditório, e de autoridades municipais e estaduais, entre elas o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro; o presidente da Alepa, deputado Chicão; o vice-prefeito de Parauapebas, João do Verdurão; o deputado estadual Ivanaldo Braz, a diretora da Escola Superior do Legislativo da Alepa, Betânia Fidalgo; o Diretor do Senai, Carlos Felipe Francis, a Diretora do Sebrae, Ana Suzy, presidente da Câmara Municipal de Canaã dos Carajás, Dinilson José; além de secretários municipais de Parauapebas.
Estiveram presentes também os vereadores Francisco Eloecio, Eliene Soares, Raianny Rodrigues, Josivaldo da Farmácia, Anderson Moratorio, Cássio da VS-10, Israel Miquinha, Joel do Sindicato, Josemir Silva, Leandro do Chiquito e Zacarias Marques.
Gestão Pública
A turma de Tecnologia em Gestão Pública é formada por 80 alunos, que passaram por processo seletivo e são em sua maioria servidores públicos da CMP, mas também há alunos da prefeitura de Parauapebas e das prefeituras e câmaras municipais de Canaã dos Carajás, Curionópolis e Eldorado do Carajás.
O curso, que terá duração de dois anos, é ofertado pela Escola do Legislativo, que faz parte do Instituto Legislativo da Câmara Municipal de Parauapebas (ILCM) em parceria com a Escola Superior do Legislativo (Eslepa) da Alepa.
O presidente da CMP, Rafael Ribeiro, deu as boas-vindas aos alunos e agradeceu o presidente da Alepa pela parceria. “Ninguém faz nada sozinho na vida. A união nos possibilitou viver esse momento. Quando queremos fazer algo, nós precisamos de outras pessoas. E essa união do Poder Legislativo Municipal com a Alepa foi fundamental para que hoje pudéssemos ver nossos alunos, servidores que trabalham com afinco. Espero que vocês possam aproveitar o curso, pois o maior investimento que podemos fazer é na capacitação”.
O presidente da Alepa, deputado Chicão, ressaltou também que a formação é fruto do trabalho conjunto do Parlamento Estadual e Parlamento Municipal, que acreditam na educação como ferramenta de transformação da sociedade.
“Eu fico muito feliz quando vejo pessoas querendo adquirir conhecimento. Não existe idade para estudar, não existe impedimento quando a pessoa quer e tem vontade de aprender. E é somente através do aprendizado e do estudo que nós vamos transformar a sociedade. Não existe outro meio”, destacou.
Cursos profissionalizantes
A aula foi inaugural também para os cursos profissionalizantes ofertados pela Escola do Legislativo da CMP em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os cursos de qualificação profissional são de Operador de Retroescavadeira, Soldagem em Eletrodo Revestido, Almoxarife e a oficina ‘Mulher comece um negócio que combina com você’, gratuitamente, para a comunidade.
O diretor do Senai Parauapebas, Carlos Felipe Francês, colocou a entidade à disposição do Legislativo. “O Senai é parceiro da Câmara, pode contar sempre com nossos serviços de educação profissional, para formação de mão de obra qualificada na nossa cidade. Essa parceria fortalece a comunidade de Parauapebas”.
A gerente regional do Sebrae, Ana Suzi Rego, ressaltou a importância da oficina voltada para as mulheres que será ofertada. “Tem muita mulher empreendendo, sem se formalizar, então, nós trouxemos esse curso para as mulheres despertarem suas características e decolarem um negócio de sucesso e ter autonomia financeira nas suas vidas”.
Comentários com Facebook