Com a presença de autoridades estaduais e municipais, a Câmara Municipal de Parauapebas irá lançar às 9 horas da próxima quinta-feira, 30, o programa Câmara do Futuro elaborado pela Mesa Diretora para execução neste ano e em 2024. “Nós vamos apresentar os principais projetos para o biênio, a nossa programação e nosso planejamento”, pontua o presidente da Câmara, vereador Rafael Ribeiro (MDB).
Entre as autoridades presentes no evento estarão o prefeito Darci Lermen e secretários municipais; o presidente da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), deputado Chicão (MDB); a secretária de Estado de Cultura, Úrsula Vidal; e o secretário estadual de Cidadania, Igor Normando, bem como os representantes do Sistema S, do Sebrae, Escola de Governo do Estado do Pará e Escola Superior do Legislativo.
Na ocasião, serão assinados vários termos de cooperação técnica para a execução dos projetos da Câmara para o biênio 2023/2024. São eles: a Escola do Legislativo e Museu do Legislativo Dr. Faisal Salmen, ambos aprovados em sessão plenária na semana passada; Câmara nos Bairros, que irá percorrer as zonas urbana e rural de Parauapebas a partir de maio deste ano; e os projetos “Vereador Mirim” e “Parlamento Jovem”, para jovens e adolescentes de escolas públicas e privadas.
Também serão assinados termos de cooperação com a Fundação Cultural do Pará, para entrega de acervo para a Biblioteca Sônia Cortez, da CMP, que atualmente conta com mais de 18 mil títulos de livros; e para fortalecimento da Rádio Câmara Parauapebas 95,7FM.
Graduação, cidadania e modernização do parlamento
Com a formalização da criação da Escola do Legislativo e a assinatura das parcerias, ficou definido que o primeiro curso de graduação e de pós-graduação a ser oferecido será o de Gestão Pública. “É um grande passo que estamos dando na área de conhecimento. É o Legislativo municipal contribuindo para a formação de pessoas e, consequentemente, contribuindo para que Parauapebas seja um município ainda melhor”, destaca Rafael Ribeiro.
O programa “Câmara do Futuro” está focado na modernização do Legislativo municipal e na execução de ações que tornem o parlamento mais presentes nas comunidades. Conforme é deixado claro pelo presidente da CMP, o programa não é uma idealização apenas da Mesa Diretora da Câmara, mas de todos os 15 vereadores de Parauapebas.
“A ideia é aproximar ainda mais a Câmara Municipal da população, com a Câmara nos Bairros, com as ações nas áreas de cultura, de esporte, na área social, o que é fundamental para que nós possamos ficar próximos da nossa gente, ouvindo a população e buscando sempre fazer o trabalho da Câmara o melhor possível”, diz Rafael Ribeiro.
Ainda como parte da modernização da Casa, os telões e as câmeras de transmissão das sessões plenárias da CMP serão substituídos por equipamentos mais modernos. E a partir do segundo semestre deste ano a votação das matérias legislativas será eletrônica, o que vai agilizar o ritmo das sessões.
Texto: Hanny Amoras
Foto: Elienai Araújo
Comentários com Facebook