A caminhada é uma atividade física que pode ser praticada por várias pessoas, sem grandes contra indicações. De qualquer forma, é importante destacar a importância de pedir orientações médicas antes de iniciar qualquer atividade e, após a liberação, buscar ajuda de profissionais qualificados para seguir com a prática. É importante começar aos poucos e ter constância na rotina de atividades. Segundo especialistas, caminhadas de 10 minutos já são grandes aliadas no combate ao sedentarismo. Caso o praticante consiga esticar mais um pouco, é interessante estender para 20 minutos de forma que se sinta confortável.
A professora de educação física Fernanda Soma, conta que a caminhada libera a endorfina, que é o hormônio do bem estar e do prazer. “Isso reduz um pouco a ansiedade e a compulsão, principalmente alimentar, é um dos hormônios principais que a caminhada libera. Ela também afasta a depressão, alivia o estresse, aumenta a sensação de bem estar físico e mental, trabalha a oxigenação, diminui a sonolência”, explica a proprietária da academia Soma Fitness.
Outros benefícios apontados pela especialista estão associados a um trabalho cardio respiratório. Melhorando a respiração, as atividades pulmonares, ela facilita o funcionamento das válvulas do coração, ajudando a circulação sanguínea. Além disso, combate a osteoporose, diabetes e derrames.
A caminhada é um ótimo exercício para iniciantes, aqueles que nunca praticaram alguma atividade, ela ainda pode ajudar a estreitar laços familiares. Experimente convidar a sua família para um passeio de alguns minutos e aproveitem para colocar o papo em dia, assim estarão ajudando uns aos outros a serem pessoas mais saudáveis através de um momento agradável.
Em uma pesquisa realizada no ano passado pelo instituto IPSOS, o Brasil figurou o segundo lugar em países mais sedentários do mundo, com 30% da população se enquadrando no quadro de sedentarismo. Um total de 23 países foram analisados nesta pesquisa.
(Camila)
Comentários com Facebook