O câncer do colo de útero é uma das maiores causas de morte entre as mulheres no Brasil e o exame preventivo pode diagnosticar a doença no estágio inicial. Para incentivar as mulheres a realizarem o exame Preventivo do Câncer de Colo de Útero (PCCU), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza campanha de incentivo.
Com o tema “Exame do PCCU: quem se ama, faz!”, a campanha é voltada para mulheres que já tem ou tiveram vida sexual ativa, especialmente as que têm entre 25 e 64 anos. O dia D está programado para 6 e 7 de agosto, no horário de 8h às 18 horas, as mulheres devem procurar antes dessa data a unidade de saúde mais próxima da sua residência para receber as orientações e fazer o agendamento do exame.
A campanha é organizada pela coordenação do Programa Saúde da Mulher, vinculada à Atenção Básica da Semsa. Todas as equipes das unidades de saúde estão preparadas para receber o público feminino e fornecer as orientações necessárias para realização do exame. No dia do exame do PCCU, as mulheres também terão a oportunidade de fazer o exame de mama e de testes rápidos de HIV.
PCCU
De acordo com a enfermeira Cíntia Procópio, coordenadora do Programa Saúde da Mulher, o exame do PCCU é simples, rápido e não dói, pode no máximo provocar um pequeno desconforto no momento da coleta.
O material coletado é encaminhado para o laboratório municipal e o resultado sai 20 dias depois. Para realizar o exame a mulher precisa: não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, três dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos três dias anteriores ao exame e não estar menstruada.
Fonte: ASCOM PMP
Comentários com Facebook