O auditório do Ministério Público do Estado do Pará ficou pequeno para comitivas de 28 municípios do estado que participaram da certificação do Selo Unicef, edição 2021-2024, na última terça-feira (10) em Belém do Pará. Canaã dos Carajás foi premiado pela terceira vez consecutiva com o selo.
O evento premia os municípios do Brasil que alcançaram às metas estabelecidas pelo Unicef e que alcançaram pelo menos oito dos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Uma agenda global acordada por todos os estados membros das Nações Unidas, que visa garantir um mundo com menos pobreza e que proteja o meio ambiente e o clima, propiciando paz e prosperidade para a humanidade – um compromisso firmado até 2030.
O Selo Unicef, apoia os municípios do semiárido e da Amazônia Legal Brasileira, no fortalecimento de políticas públicas para crianças e adolescentes, priorizando a garantia de seus direitos e contribuindo para a melhoria de indicadores sociais, que prevaleçam o desenvolvimento de uma infância sadia e segura.
“Os municípios que se cadastram no selo Unicef, precisam estabelecer uma série de metas e indicadores com foco em sete resultados sistémicos, e devem articular às lideranças jovens dentro do território. A partir daí a gente estabelece um plano de ação, com assessoramento técnico, cursos, e atividades ao longo desse período, para que eles atinjam os indicadores e batam essas metas.”, explica a chefe de educação do Unicef Brasil, Mônica Pinto.
O município de Canaã dos Carajás foi representado pelo presidente do CMDCA, Joatan Júnior, e os mobilizadores de políticas públicas, Edna de Deus Andrade, representando a Secretaria Municipal de Educação (Semed), e Gedeon Alves, representando a Secretaria Municipal Desenvolvimento Social (Semdes).
Comentários com Facebook