O município paraense de Canaã dos Carajás foi o único de toda região Norte a estar presente no XIV Congresso Internacional de Cidades Educadoras na Argentina. Vários municípios brasileiros inscreveram seus trabalhos e, destes, somente 23 municípios participaram. Os resultados alcançados no “Pacto pela Educação de Canaã dos Carajás” proporcionaram ao município ser selecionado para compartilhar sua experiência com as várias cidades do mundo presentes no congresso.
O evento é um dos mais importantes no calendário mundial da educação, considerado importante espaço de intercâmbio de práticas de referência na área e reúne a cada dois anos representantes das diversas instâncias de governos, técnicos da educação e representantes de organizações da sociedade civil do mundo todo.
Canaã foi representado pela Secretária Municipal da Educação, Jacqueline Moura, que apresentou como a atuação da Secretaria e a celebração de parcerias estratégicas vem tornando possível a construção de uma educação pública de qualidade frente ao crescimento da cidade. Entre os parceiros no município estão Fundação Vale e Vale, cujos investimentos envolvem o apoio à gestao escolar, capacitação dos professores, fortalecimento da EJA, alfabetização na idade certa e ainda a construção de sete escolas no município, quadras poliesportivas e laboratórios de informática.
Para a Secretária, o congresso foi a oportunidade de mostrar os avanços da educação de Canaã dos Carajás e conhecer outras experiências exitosas. Ainda segundo ela, o resultado de todo o esforço ficou evidente no Sistema Paraense de Avaliação Educacional (Sispae) – dos 144 municípios do Pará, Ulianópolis e Canaã dos Carajás foram os que se destacaram com os melhores resultados. “Além disso, nossos alunos têm acesso hoje a escolas dignas, acolhedoras e abertas a parcerias como as da Vale e Fundação Vale, que contribuem para o avanço do município”, diz Jacqueline.
A equipe da Fundação Vale também esteve presente no Congresso. “Esta perspectiva de cidade educadora nos apoiou a pensar ações que extrapolassem os muros escolares e promovessem a mobilização e o engajamento de toda a sociedade colocando a educação como uma pauta prioritária”, diz a gerente de Relações Intersetoriais da Fundação Vale, Andreia Rabetim. O congresso iniciou no dia 1º de junho e encerrou no último sábado, dia 4 de junho.
Assessoria de Imprensa
Carmem Oliveira (Belém/Marabá) Tel: 91 3215-2460 / Cel: 91 99119-7556
Tami Raposo ( Parauapebas) Tel 94 3327-4763/ Cel: 94 98808-3507
Fernanda Lacerda (Parauapebas) – Tel: 94 3327-4767 / Cel: 94 98808-3521
www.vale.com/saladeimprensa
Comentários com Facebook